• Carregando...

Tóquio – Um antigo soldado do Exército Imperial cuja família não o vê desde que partiu para lutar na 2.ª Guerra Mundial e que foi declarado morto em combate em 2000, reapareceu na Ucrânia e está retornando ao Japão para se encontrar com parentes depois de 60 anos, anunciou o governo.

Ishinosuke Uwano, hoje com 83 anos, deve chegar ao Japão amanhã acompanhado de seu filho ucraniano e irá passar dez dias com familiares em Iwate, cerca de 460 quilômetros de Tóquio, disse Suminori Arima, responsável do Ministério da Saúde pela localização de veteranos de guerra desaparecidos no exterior.

Ele negou-se a precisar onde exatamente esteve Uwano nas últimas seis décadas, nem porquê ele não fez contato com sua família japonesa durante todo esse tempo.

Uwano estava na ilha de Sakhalin, extremo oriente da Rússia, quando a guerra terminou em agosto de 1945, e foi visto oficialmente pela última vez na mesma ilha em 1958. Arima não quis dizer quem o viu na época.

Convocado em 1943, sua família concordou que ele fosse dado como morto em combate em 2000.

Mas recentemente, sentindo a velhice, Uwano, que agora mora na Ucrânia em local não revelado com sua família ucraniana, pediu a alguém da comunidade para ajudá-lo a encontrar seus parentes japoneses. Contatos foram feitos com o Ministério da Saúde, que enviou representantes para entrevistar Uwano na embaixada japonesa em Kiev. Segundo a agência de notícias Kyodo, Uwano mudou-se para a Ucrânia em 1965 e tem três filhos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]