• Carregando...

O soldado do Exército brasileiro Diego Mendes dos Santos morreu na última sexta-feira (30) no Haiti, onde integrava a Minustah, a força de estabilização naquele país. Diego faleceu após sofrer uma queda de um jipe e bater a cabeça. Ele era segurança do veículo, tinha 22 anos e proveniente de São Paulo. O soldado integrou o grupo militar brasileiro que seguiu para o Haiti em setembro e que retorna ao Brasil em abril.

Diego estava em Porto Príncipe, capital do Haiti, quando caiu do veículo. Ele foi socorrido no hospital militar da Organização das Nações Unidas (ONU), mas não resistiu aos ferimentos e morreu de traumatismo cranioencefálico. No momento do acidente, o soldado fazia a segurança da viatura, que deixava a base do segundo Batalhão Brasileiro no Haiti (Brabatt 2), do qual fazia parte.

No Brasil, ele integrava a tropa do 8º Batalhão de Polícia do Exército (BPE), localizado na cidade de São Paulo. Segundo nota divulgada nesta segunda-feira (2) pelo Ministério da Defesa, o corpo do militar ainda se encontra em Porto Príncipe e só retornará ao Brasil após ser embalsamado em Santo Domingo, na República Dominicana. O ministério informou ainda que existe a possibilidade de que o corpo seja submetido a necropsia na capital dominicana, o que retardaria em cerca de um mês seu traslado ao Brasil.

O batalhão brasileiro no Haiti informou que foi aberto um inquérito policial militar (IPM) para apurar as circunstâncias do acidente. Esse processo de investigação pode durar até 40 dias. A ONU deve adotar procedimento similar.

Ao todo, as tropas da ONU no Haiti reúnem 12 mil soldados, dos quais 2.200 são brasileiros. Desde o início da missão, em 2004, 65 militares do Brasil e de outros países morreram. Apenas no terremoto que atingiu o país em janeiro de 2010, morreram 18 militares brasileiros.

Ao todo, contribuíram com tropas para a Minustah Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Filipinas, França, Guatemala, Indonésia, Japão, Jordânia, Nepal, Paraguai, Peru, Sri Lanka e Uruguai.

Os efetivos brasileiros se dividem entre os batalhões Brabatt 1 e 2, uma companhia de engenharia (Braengcoy), um grupamento de fuzileiros navais e um pelotão da Aeronáutica. Cabe ao Brabatt 2 a tarefa de realizar o patrulhamento diário de áreas previamente determinadas em Porto Príncipe. O batalhão foi enviado ao Haiti em fevereiro de 2010, em atendimento ao pedido de aumento de efetivo após o terremoto que devastou o país em janeiro do mesmo ano.

Recentemente, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a redução de efetivos das tropas de paz no Haiti e anunciou que, a partir deste ano, cerca 3.300 soldados serão retirados do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]