Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Recusa

Soldado norte-americano desertor pede asilo à Alemanha

Militar trabalhou até fevereiro de 2005 na manutenção de helicópteros Apache. Pedido de asilo foi solicitado porque desertor não queria cometer "crime de guerra"

Um soldado dos Estados Unidos que desertou, porque não quis servir e cometer "crimes de guerra" no Iraque, pediu asilo ao governo da Alemanha, disse nesta sexta-feira (28) o advogado do militar. Andre Shepherd, que serviu no Iraque entre setembro de 2004 e fevereiro de 2005, quando trabalhou na manutenção dos helicópteros Apache, recusou-se a voltar ao Iraque no ano passado, a partir da base na Alemanha onde servia.

O advogado Reinhard Marx afirmou à AFP que o desertor, de 31 anos, disse ter abandonado o Exército porque "ele não quer tomar parte na guerra americana no Iraque, uma guerra que não está de acordo com a lei internacional e porque ele não quer ser implicado em crimes de guerra".

O advogado pede asilo com base em uma diretiva da União Européia de 2004, que estipula que o asilo pode ser concedido se o solicitante tomar parte em um conflito e poderá cometer "crimes contra a paz, um crime de guerra ou um crime contra a humanidade", disse Marx. Se o pedido for negado, Shepherd enfrentará um processo de extradição e prisão nos EUA, afirmou o advogado. As informações são da Dow Jones.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.