• Carregando...
Lançamento do foguete que transportou a sonda lunar Chang'e 4, na madrugada de 8 de dezembro de 2018 | STR/AFP
Lançamento do foguete que transportou a sonda lunar Chang'e 4, na madrugada de 8 de dezembro de 2018| Foto: STR/AFP

Uma sonda da Agência Nacional Espacial Chinesa (ANEC) pousou com sucesso no lado oculto da Lua nesta quinta-feira (3). Segundo a mídia estatal da China, é a primeira vez na história que este pouso é realizado.

A sonda, chamada Chang'e 4, pousou às 10h26 (0h26 em Brasília) na bacia de Aitken, no polo sul da Lua. Ela havia sido lançada em 8 de dezembro, a mais recente de uma série de missões que visam explorar a Lua e abrir caminho para astronautas chineses pousarem na superfície lunar.

Foto tirada pela sonda Chang'e-4 em 3 de janeiro de 2019 mostra uma imagem do "lado oculto" da luaDistribuição/Administração Nacional do Espaço da China/AFP

 

A missão irá explorar uma cratera gigante perto do polo sul, chamada de Von Kármán, usando câmeras, radar de penetração no solo e espectrômetros para entender a composição da área. Acredita-se que esta cratera tenha sido formada por um grande impacto nos primeiros anos da história da Lua. 

A China planeja lançar uma missão de retorno de amostras da Lua ainda este ano.

Embora os Estados Unidos e a Rússia também tenham operado naves espaciais robóticas na Lua, Chang'e 4 é a primeira a pousar no lado oculto do satélite, ou seja,  no lado que nunca está de frente para a Terra – isto ocorre porque a Lua leva o mesmo tempo para girar em seu próprio eixo e completar uma volta em torno da Terra. 

A geologia deste lado do satélite é distinta, com mais crateras e menos evidências de atividade vulcânica, mas é difícil de explorar, porque os cientistas na Terra não conseguem se comunicar via sinal de rádio direto com espaçonaves nesta região remota.

Jim Bridenstine, administrador da Nasa, parabenizou a equipe chinesa, afirmando que "esta é uma primeira vez para a humanidade e uma realização impressionante".

O feito demonstra as ambições da China de se tornar uma potência espacial e força científica. O país gasta mais em pesquisa científica do que qualquer nação, exceto os EUA, e um relatório recente previu que o país ficaria em primeiro lugar neste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]