Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Laboratório

Sonda detecta sal em uma das luas de Saturno

Foto do Spirit na superfície de Marte: uma das rodas do veículo está inutilizada | Nasa
Foto do Spirit na superfície de Marte: uma das rodas do veículo está inutilizada (Foto: Nasa)

São Paulo - Uma das luas de Saturno pode ter um oceano líquido sob sua superfície congelada.

Pesquisadores europeus, usando dados da sonda americana Cassini, dizem ter descoberto que há água salgada em Encélado. O sal só se mistura com a água quando ela está líquida. Esses mares salgados remetem a um ambiente propício ao surgimento e à manutenção da vida como a conhecemos – muito melhor do que a aridez da Lua, por exemplo.

"Para ter vida é preciso, além de água, calor suficiente. Sabemos que ele existe em Encélado’’, diz a geóloga brasileira Rosaly Lopes, da Nasa.

Folhapress

* * * * * *

Veículo da Nasa está "preso" nas areias de Marte (foto)

O Spirit, um dos dois veículos exploradores da Nasa em Marte, está "preso" nas areias do planeta e uma de suas seis rodas continua inutilizada. A Informação foi divulgada ontem pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, em inglês), da agência espacial americana.

O problema se deve ao fato de que uma rocha na parte inferior do veículo – que tem o tamanho de uma lavadora doméstica – impede que outras rodas se assentem sobre a superfície. Além disso, a roda anterior direita segue inutilizada.

Réplica da sonda Spirit, que está presa nas areias de Marte; uma das rodas está inutilizada, mas local é favorável, dizem cientistas

No entanto, longe de ser um inconveniente, o local onde o Spirit se encontra, batizado como "Troia" pela Nasa, é uma bênção para os cientistas, porque possibilita a reunião de boas informações sobre o ambiente do planeta, disse o JPL em comunicado.

"Se o veículo ficar preso, é bom que isso tenha ocorrido em um local tão interessante cientificamente", afirma Richard Moddis, cientista do Centro Espacial Johnson.

Da Redação com Folhapress

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.