Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
pesquisa espacial

Sonda Juno, a caminho de Júpiter, dá adeus à Terra

Equipamento capturou uma rara imagem da Terra e da Lua tendo o escuro ao fundo

Imagem foi registrada a uma distância de 10 milhões de km da Terra | Divulgação/Nasa
Imagem foi registrada a uma distância de 10 milhões de km da Terra (Foto: Divulgação/Nasa)

A sonda Juno, que partiu no início de agosto do Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida, rumo a Júpiter, despediu-se da Terra com uma rara imagem do planeta e da Lua tendo o escuro do espaço ao fundo. A foto foi tirada no último dia 26 de agosto, quando a nave já estava a quase 10 milhões de quilômetros da Terra, e faz parte da primeira série de testes dos instrumentos e sistemas da sonda.

- É uma vista impressionante que as pessoas têm raras oportunidades de ver - comentou Scott Bolton, principal pesquisador da missão Juno do Instituto de Pesquisas Southwest, nos EUA. - Essa imagem de nosso planeta mostra como a Terra parece vista de fora, ilustrando uma perspectiva especial de nosso papel e lugar no Universo. Temos uma humilde e também bela visão de nós mesmos.

A Juno percorreu a distância entre a Terra e a Lua (cerca de 400 mil quilômetros) em menos de um dia, mas vai levar ainda cinco anos para cobrir 2,8 bilhões de quilômetros em sua rota até Júpiter. A sonda vai passar um ano em uma órbita polar do maior planeta do Sistema Solar e durante este período estudará sua atmosfera, estrutura e magnetosfera em busca de pistas sobre sua origem e a possível existência de um núcleo sólido no gigante gasoso.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.