• Carregando...

A sonda russa Phobos-Grunt deve cair na Terra no fim da próxima semana, prevê a Agência Espacial Europeia (ESA). A nave está desgovernada em órbita desde que uma falha após o lançamento no início de novembro impediu que seguisse viagem para estudar uma das luas de Marte.

Segundo a Roscosmos, a agência espacial da Rússia, entre 20 e 30 pedaços da Phobos-Grunt deverão sobreviver à re-entrada na atmosfera, num total de 200 quilos das mais de 13 toneladas de massa da sonda. Entre as peças com maior possibilidade de atingir a superfície do planeta está a cápsula de retorno que deveria trazer amostras da superfície da lua marciana Phobos e foi desenhada para resistir a uma queda.

Estações de rastreamento ao redor do mundo estão monitorando o decaimento da órbita da nave e a medida em que o momento da re-entrada se aproxima os especialistas poderão melhorar a previsão de quando ela vai cair. De acordo com Heiner Klinkrad, chefe do escritório para lixo espacial da ESA, isso deve ocorrer em 14 de janeiro.

Já prever onde os pedaços da sonda atingirão a superfície é mais difícil. A Phobos-Grunt está orbitando a Terra tão rápido que completa uma volta a cada 90 minutos, então mesmo uma pequena incerteza quanto a sua trajetória de re-entrada pode significar um diferença de centenas de quilômetros em terra.

"De modo geral, saberemos em que continente os pedaços cairão, mas quanto a identificar o país teremos problemas", reconheceu Klinkrad.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]