Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Edward James Olmos, Ridley Scott, Daryl Hannah e Rutger Hauer, na exibição de "Blade Runner: a versão final", em Veneza | AFP/Gazeta do Povo
Edward James Olmos, Ridley Scott, Daryl Hannah e Rutger Hauer, na exibição de "Blade Runner: a versão final", em Veneza| Foto: AFP/Gazeta do Povo

A Nasa divulgou nesta segunda-feira uma imagem que mostra um buraco gigantesco na encosta de um vulcão em Marte. A foto foi capturada pelo satélite Mars Recoinnassance Orbiter. Crateras parecidas são formadas nas encostas de vulcões no Havaí e agora a agência encontrou uma similar no Planeta Vermelho.

A câmera é a mais potente da Nasa que orbita em torno de um planeta. Ela é operada na Universidade Tucson no Arizona. Outras 930 imagens foram tiradas do satélite. elas foram capturadas entre maio e julho.

A composição da superfície de Marte é fundamentalmente de basalto vulcânico com um alto conteúdo em óxidos de ferro que proporcionam o vermelho característico da superfície. Pela sua natureza, assemelha-se com a limonite, óxido de ferro muito hidratado. Assim como na crosta da Terra e da Lua predominam os silicatos e os aluminatos, no solo desse planeta são preponderantes os ferrosilicatos.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]