• Carregando...
Igreja de Santo Antônio, em Colombo, destruída após a explosão.  Foto: Ishara S. Kodikara/AFP.
Igreja de Santo Antônio, em Colombo, destruída após a explosão. Foto: Ishara S. Kodikara/AFP.| Foto:

O Sri Lanka descreveu nesta terça-feira a série devastadora de atentados à bomba na Páscoa que mataram 321 pessoas como uma resposta ao ataque contra duas mesquitas na Nova Zelândia no mês passado.

No domingo, três hotéis e três igrejas foram atacados por homens-bomba pertencentes ao grupo radical islâmico National Thowheed Jamaath, em uma operação sobre a qual as autoridades parecem ter avisadas com antecedência.

"Investigações revelaram que os ataques foram realizados por extremistas islâmicos em retaliação aos ataques às mesquitas em Christchurch, Nova Zelândia", disse o ministro da Defesa, Ruwan Wijewardene, ao parlamento. Em 15 de março, um supremacista branco matou 50 muçulmanos em duas mesquitas.

Ele não ofereceu nenhuma evidência para a conexão e também reconheceu que houve lapsos de segurança que permitiram que os ataques fossem realizados, o que ele atribuiu às rivalidades entre o presidente e o primeiro-ministro.

"Não tome isso como uma piada: enquanto a divisão entre o presidente e o primeiro-ministro existir, você não pode resolver esse problema - minha divisão de segurança sabia sobre o aviso prévio [do ataque], eu não sabia. "

Cópias vazadas de um relatório de oficiais de inteligência no início deste mês alertaram sobre planos do grupo Thowheed Jamaath Nacional de atacar igrejas. O ministro da Saúde, Rajitha Senaratne, pediu a renúncia do principal oficial de polícia por não tomar nenhuma medida.

Investigações e funerais

Na manhã de terça-feira, 40 pessoas haviam sido presas, incluindo três detidas pelo Departamento de Investigação de Terrorismo, disse o porta-voz da polícia Ruwan Gunasekara.

A polícia recebeu poderes de emergência para deter e interrogar suspeitos sem ordem judicial. Tais poderes foram usados ​​extensivamente durante a guerra civil do Sri Lanka, mas não eram implementados desde 2011.

Também foi anunciado que escolas e universidades seriam fechadas pelo menos até segunda-feira, e missas nas igrejas canceladas até novo aviso. O país viu três suspeitas de ataques com bombas, incluindo uma na Embaixada dos EUA, nas últimas 24 horas.

A polícia foi instruída a procurar cinco bicicletas, um táxi e uma van suspeitos de transportar mais explosivos.

Enquanto isso, os funerais da vítimas estavam sendo realizados.

"Choro sem fim" é como Malini Vijaysingha, 60 anos, descreveu as horas desde o ataque enquanto ela prestava homenagens em frente a uma das igrejas bombardeadas. Ela pôs a culpa dos bombardeios no Estado Islâmico. "O mundo inteiro deveria destruir o EI", disse ela. As ligações entre os perpetradores e o Estado Islâmico permanecem incertas.

Os Estados Unidos prometeram apoio para a investigação, com o envio de agentes do FBI para ajudar, inclusive oferecendo experiência em laboratório para testar evidências de bombas. Pelo menos quatro cidadãos americanos estão entre os mortos e "vários" americanos ficaram gravemente feridos, informou o Departamento de Estado na segunda-feira. O ministro do Turismo do Sri Lanka, John Amaratunga, disse que 38 estrangeiros morreram e 28 ficaram feridos.

Ajuda de grupos do exterior

Investigadores vão procurar saber como o grupo islâmico local, cujo nome significa Organização Nacional do Monoteísmo, foi capaz de realizar um ataque tão planejado, coordenado e mortal e se eles tiveram ajuda do exterior, como as autoridades sugeriram na segunda-feira. O Presidente Maithripala Sirisena pediu ajuda internacional para determinar quaisquer ligações estrangeiras.

Quando as notícias do suposto aviso prévio sobre os ataques se espalharam, as famílias das vítimas responderam com raiva crescente misturada com tristeza em funerais e outras reuniões em comunidades cristãs.

"Isso é culpa do governo. Eles são incompetentes. Eles sabiam e não fizeram nada", disse um homem que estava chorando na segunda-feira em um funeral em Negombo. Ele não disse o seu nome, mas se virou e se juntou a outros que entravam em uma casa onde o caixão de uma mulher jazia coberto em uma mesa, cercado por pessoas em silêncio.

Duas autoridades forneceram ao Washington Post o relatório de três páginas mencionado pelo ministro da Saúde, no qual um oficial da polícia alertou sobre possíveis ataques suicidas do mesmo grupo extremista islâmico.

A autenticidade desses documentos foi verificada pelo ministro da Defesa do Sri Lanka, Ruwan Wijewardene. O relatório também identificou vários membros pelo nome, incluindo o suposto líder do grupo.

Mujibur Rahman, um membro do Parlamento do Sri Lanka que foi informado sobre o relatório, disse que ele foi baseado em informações de agências de inteligência indianas.

Célula do Estado Islâmico

Autoridades disseram que os principais ataques - nas igrejas e hotéis - foram realizados por sete homens-bomba.

Um funcionário da segurança do Sri Lanka caracterizou o Thowheed Jamaath como uma célula do Estado Islâmico e disse que o grupo tem estado ativo em Kattankudy, uma área na parte leste do país e lar de uma grande população muçulmana. Acredita-se que a liderança do grupo esteja sediada lá, disse o oficial.

O funcionário disse que ainda pode haver explosivos adicionais ou potenciais terroristas suicidas. "Agora, eles estão procurando em todos os lugares por possíveis bombas e pessoas envolvidas", disse o funcionário, falando sob condição de anonimato para discutir a investigação.

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, culpou o "terrorismo radical islâmico" pelos ataques. Ele também falou na segunda-feira de manhã com Wickremesinghe e prometeu "toda a assistência possível" ao Sri Lanka.

"Esta é a luta dos Estados Unidos também", disse Pompeo em entrevista coletiva. Embora o "califado" do Estado Islâmico tenha sido destruído com o colapso dos últimos redutos do grupo na Síria, "o terrorismo radical islâmico continua sendo uma ameaça", disse ele. "Temos que permanecer ativos e vigilantes, e isso vai exigir atenção".

O Thowheed Jamaath "não estava no radar de ninguém", disse Michael Leiter, que atuou como diretor do Centro Nacional de Contraterrorismo nas administrações de George W. Bush e Obama. Ele disse que o ataque provavelmente teve uma ligação internacional, dado que os alvos não foram apenas os cingaleses.

"Não me surpreenderia se houvesse pelo menos duas pessoas que viajaram para a Síria", disse Leiter. "Nunca houve uma grande população do Sri Lanka lá, mas é preciso apenas um ou dois para retornar e inspirar um grupo local a se alinhar ideologicamente e taticamente com uma organização jihadista global violenta."

Mas a ausência de qualquer reivindicação clara de responsabilidade por uma organização terrorista internacional estabelecida sugere que pode ser cedo demais para dizer se os atentados do Sri Lanka tiveram assistência externa, disse Nicholas Rasmussen, ex-diretor sênior de contraterrorismo do Conselho de Segurança Nacional que também foi diretor do Centro Nacional de Contraterrorismo nas administrações Obama e Trump.

"Mas não precisaria de muito - uma conexão entre os combatentes estrangeiros do Sri Lanka na Síria com pessoas afins em casa - para criar tal conexão", disse Rasmussen. Ele acrescentou que o alto número de mortos e os ataques simultâneos sugerem um grau de sofisticação na fabricação de bombas e organização, que são "características de um grupo estabelecido".

O SITE Intelligence Group, que monitora atividades extremistas online, disse na segunda-feira que um defensor do Estado Islâmico não identificado distribuiu fotos de três supostos "comandos" envolvidos nos ataques ao Sri Lanka. As fotos foram postadas em salas de bate-papo pró-Estado Islâmico, e os homens, retratados segurando armas em frente a bandeiras do Estado Islâmico, foram descritos como "entre os irmãos de comando no Sri Lanka", disse o SITE.

O grupo informou no domingo que os partidários do Estado Islâmico estavam retratando os ataques como vingança por ataques em mesquitas contra muçulmanos.

Os ataques altamente coordenados foram um golpe devastador depois de quase uma década de paz desde o fim da guerra civil na nação.

Naquela época, o turismo no Sri Lanka estava crescendo constantemente, o país transformado pelo aparente fim da instabilidade, derramamento de sangue e frequentes ataques suicidas durante os 26 anos de guerra.

Um silêncio de três minutos foi feito em todo o país às 8h30 de terça-feira.

As tensões permanecem altas em todo o país. A embaixada dos EUA em Colombo disse em um tuíte que uma unidade de destruição de bombas havia verificado que um pacote suspeito perto do prédio da embaixada não era um dispositivo explosivo.

O incidente foi a terceira suspeita de bomba nas últimas 24 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]