• Carregando...

Brasília - O general paraguaio Alfredo Stroessner, o ditador que mais tempo permaneceu no poder na América do Sul, é filho de um imigrante alemão e de uma camponesa paraguaia. Stroessner nasceu em 3 de dezembro de 1912, na cidade da Encarnación, na fronteira com a Argentina.

O ditador chegou ao poder aos 41 anos, embora já dominasse a cena paraguaia há algum tempo. Em seus primeiros anos como governante, acabou com a oposição, inclusive com aqueles que, de dentro do Partido Colorado, poderiam ameaçar sua liderança. Também oprimiu o povo paraguaio e inculcou nele um medo ancestral, misterioso e reverencial.

Seu regime se baseou no clientelismo, no contrabando, na corrupção, na obediência cega ao "Chefe", e no que passou a ser chamado de "unidade granítica" do Partido Colorado, das Forças Armadas e do povo paraguaio em torno de Stroessner. Porém, passados 30 anos, essa unidade já apresentava profundas fendas e terminou em pedaços em 3 de fevereiro de 1989, quando Stroessner foi tirado do poder por seu consogro, o general Andrés Rodríguez.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]