• Carregando...
O quarteto está comemorando a conquista do Disco de Ouro | Divulgação/Prime Shows
O quarteto está comemorando a conquista do Disco de Ouro| Foto: Divulgação/Prime Shows

Blacksburg, Virgínia – A polícia americana identificou ontem o estudante sul-coreano Cho Seung-Hui, de 23 anos, como o atirador que se suicidou depois de matar 32 pessoas e deixar outras 29 feridas ontem na Universidade Técnica da Virgínia, também conhecida como Virginia Tech.

Cho estudava Inglês e morava no alojamento onde ocorreu a primeira matança. Ele era considerado um aluno pacato e solitário, a ponto de os policiais terem dificuldades para obter informações sobre o assassino com outros estudantes.

A polícia encontrou na mochila do sul-coreano o recibo de uma pistola Glock 9 milímetros comprada em março, o que reforça a tese de que ele premeditou o crime. Junto com o corpo, além da 9 milímetros, os policiais encontraram uma Walther calibre 22. Os números de série das duas armas haviam sido raspados, mas as impressões digitais de Cho foram encontradas em ambas as pistolas. Exames de balística mostraram que pelo menos uma delas foi usada tanto nos assassinatos do alojamento quanto no massacre da faculdade de engenharia.

Com isso, a polícia concluiu que os dois episódios tiveram o mesmo autor. Até então, embora houvesse uma forte suspeita de que os crimes haviam sido cometidos pela mesma pessoa, os investigadores não haviam descartado a possibilidade de serem fatos desconexos.

Cena do crime

Até a noite de ontem a perícia ainda examinava as cenas do crime. Os relatos eram assustadores. Vítimas espalhadas por quatro salas de aula e pelas escadarias. Mochilas, cadernos, roupas e outros pertences estavam esparramados por todo o segundo andar, onde ocorreram as mortes. "Foi a cena mais chocante que vi em toda minha vida", afirmou Steve Flaherty, superintendente da polícia da Virgínia.

Ontem surgiram novos detalhes dramáticos da tragédia contados por testemunhas. De acordo com os depoimentos, em Norris Hall, os disparos executados pelo assassino duraram 20 minutos. Os tiros foram disparados lentamente e de maneira regular, interrompidos por breves pausas, de um a dois minutos, tempo em que Cho Seung-Hui usava para recarregar as pistolas.

As aulas na universidade foram canceladas pelo resto da semana e muitos estudantes em estado de choque estão deixando a cidade de Blacksburg.

Cerca de 10 mil pessoas, inclusive o presidente George W. Bush, compareceram ao ginásio da universidade para uma cerimônia em homenagem aos mortos. "Laura e eu viemos hoje (ontem) a Blacksburg com o coração cheio de tristeza", declarou o líder americano durante um pronunciamento de seis minutos feito no câmpus.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]