i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Eleições nos EUA

Começa apuração da Superterça

  • PorGazeta do Povo
  • 03/03/2020 22:20
Eleitora vota em escola primária de Herndon, Virginia (Imagem: Samuel Corum/Getty Images North America/AFP).
Eleitora vota em escola primária de Herndon, Virginia (Imagem: Samuel Corum/Getty Images North America/AFP).| Foto: AFP

Matéria atualizada às 23h16.

Teve início, por volta das 21h (horário de Brasília) desta terça-feira (3), a apuração dos votos da Superterça, data crucial para as eleições dos Estados Unidos. Eleitores de 14 estados do país, além da Samoa Americana, foram às urnas para escolher o nome do Partido Democrata que eles querem que enfrente Donald Trump no pleito presidencial, marcado para novembro.

Votaram eleitores de Vermont, Virgínia, Carolina do Norte, Alabama, Arkansas, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah e Califórnia.

Por enquanto, Joe Biden venceu em Virgínia, com mais de 50% dos votos. Projeções indicam que o vice-presidente da gestão Barack Obama também deve vencer na Carolina do Norte, no Alabama e em Oklahoma. Já a vitória de Bernie Sanders é tida como certa em Vermont, seu estado natal, e no Colorado. Estão em jogo nesta Superterça, ao todo, 1.357 delegados, de um total de 3.979 - são necessários 1.991 para conquistar a nomeação do partido.

Em relação às primárias realizadas nas últimas semanas, em Iowa, New Hampshire, Nevada e Carolina do Sul, Sanders somou 58 delegados contra 50 de Biden. Já Elizabeth Warren, que ainda está na disputa, conseguiu oito.

Por que a data é importante?

Por mais que o número de delegados em jogo na Superterça não seja decisivo para cravar o candidato que vai disputar as eleições no fim do ano, a data é um excelente termômetro para as prévias que virão a seguir, podendo sacramentar ou enterrar definitivamente uma candidatura. Tanto em 2008 quanto em 2016 os democratas que saíram à frente na Super Terça foram os nomes do partido no pleito presidencial - Barack Obama e Hillary Clinton.

A disputa ficou ainda mais interessante depois da desistência de Pete Buttigieg, jovem ex-prefeito da cidade de South Bend, em Indiana, que venceu em Iowa e registrou um bom desempenho em New Hampshire, e de Amy Klobuchar, senadora pelo Minnesota. Ambos declararam apoio a Biden, a fim de unificar os eleitores da ala mais moderada do partido. Além disso, entra oficialmente nas prévias do Partido Democrata desta terça-feira (3) o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.