• Carregando...
Khalid Sheikh Mohammed em foto tirada quando o suspeito foi detido em 2003. O autor confesso dos ataques de 11 de setembro de 2001 será julgado por uma comissão militar na Baía de Guantánamo em vez de um tribunal civil norte-americano, disse uma autoridade dos EUA à Reuters | REUTERS/U.S.News & World Report
Khalid Sheikh Mohammed em foto tirada quando o suspeito foi detido em 2003. O autor confesso dos ataques de 11 de setembro de 2001 será julgado por uma comissão militar na Baía de Guantánamo em vez de um tribunal civil norte-americano, disse uma autoridade dos EUA à Reuters| Foto: REUTERS/U.S.News & World Report

Khalid Sheikh Mohammed, autor confesso dos ataques de 11 de setembro de 2001 aos Estados Unidos, será julgado por uma comissão militar na Baía de Guantánamo em vez de um tribunal civil norte-americano, disse uma autoridade dos EUA à Reuters.

O presidente dos EUA, Barack Obama, tentou sem sucesso superar as barreiras impostas por republicanos e alguns democratas no Congresso para transferir alguns detidos para prisões nos Estados Unidos e julgar Mohammed e outros em tribunais federais.

Contrariado, Obama suspendeu no dia 7 de março um congelamento de dois anos a novos julgamentos militares na Baía de Guantánamo, em Cuba.

A autoridade norte-americana, falando sob condição de anonimato, disse que o secretário de Justiça dos EUA, Eric Holder, vai formalizar o anúncio sobre o julgamento de Mohammed em Guantánamo ainda nesta segunda-feira.

Holder anunciou no fim de 2009 que Mohammed e quatro de seus supostos aliados no planejamento dos ataques seriam julgados em tribunais federais no coração de Manhattan, o que despertou preocupações de segurança e críticas sobre os direitos concedidos a eles.

Mohammed, um líder da Al Qaeda que foi capturado no Paquistão em 2003, está preso na base militar norte-americana na Baía de Guantánamo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]