• Carregando...

O susto passou e o líder cubano Fidel Castro, que transferiu temporariamente o poder para seu irmão Raúl por razões de saúde, continua a se recuperar, disse na terça-feira a filha do guerrilheiro argentino Ernesto Che Guevara.

Aleida Guevara, uma pediatra cubana cujo pai foi o braço direito de Fidel Castro durante a revolução de 1959, disse em um debate na Internet, organizado pelo governo de Cuba, que o líder cubano "vai melhorando" e "estamos tranqüilos".

- O comandante está se recuperando. No início nos assustamos muito... mas ainda ficará ativo - disse a filha de Che, que morreu em 1967 enquanto tentava organizar um foco guerrilheiro na Bolívia.

Fidel, que vai completar 80 anos no domingo, passou temporariamente o poder no dia 31 de julho a Raúl, enquanto se recupera de uma cirurgia de emergência realizada para conter uma hemorragia intestinal.

As informações sobre sua saúde, que ele mesmo descreveu como "segredo de Estado", são escassas. Alguns funcionários dizem que ele voltará dentro de alguns meses, outros falam em semanas.

Os mais cautelosos dizem que como e quando Fidel Castro vai retornar ao poder ainda está em suspenso e depende de sua saúde.

Raúl Castro, um general de 75 anos que assumiu provisoriamente o controle do Conselho de Estado, as Forças Armadas e também o Partido Comunista, continuava sem aparecer em público nesta terça-feira.

Nas ruas de Havana, as pessoas parecem estar se acostumando a um futuro sem o homem que governou Cuba ininterruptamente desde o triunfo da revolução em 1959.

"Como diz uma milonga argentina: 'Se eu morro, não chores por mim, faz o que eu fazia e continuarei vivendo em ti'", disse Aleida Guevara, respondendo a uma pergunta no debate da Internet organizado pelo governo cubano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]