• Carregando...

Cambridge, Massachusetts - Um sutiã que se converte em duas máscaras de gás – uma para a usuária e outra para al­­gum transeunte necessitado – foi um dos agraciados ontem pelo Ig Nobel, o Nobel de gozação, dado a pesquisas "que fa­­zem primeiro rir e depois pensar’’.

A cerimônia de premiação, na Universidade Harvard (EUA), contou com a presença de dez ganhadores do Prêmio Nobel de verdade.

O sutiã antiterror levou o prêmio da categoria Saúde Pública.

* * * * *

Alguns ganhadores

O Ig Nobel premia pesquisas inúteis há 19 anos. Vencedores em 2009:

Paz

Stephan Bolliger e colegas (Universidade de Berna, Suíça), "por determinarem – experimentalmente – se é melhor receber uma pancada na cabeça com uma garrafa de cerveja cheia ou vazia’’.

Medicina

Donald Unger (EUA), "por investigar uma possível causa de artrite ao estalar os dedos da mão esquerda –mas sem nunca ter estalado os da direita – todos os dias por mais de 60 anos’’.

Matemática

O Banco do Zimbábue, "por dar às pessoas a oportunidade diária de lidar com uma vasta gama de números’’. As notas do país vão de 1 centavo a 100 trilhões de de dólares zimbabuanos.

Saúde pública

Elena Bodnar e colegas(Estados Unidos), por inventarem e patentearem "um sutiã que, numa emergência, pode rapidamente ser convertido num par de máscaras contra gases tóxicos’’.

Química

Javier Morales, Miguel Apátiga e Victor Castaño (Unam, México), "por criarem diamantes a partir de tequila’’.

Física

Katherine Whitcome (Universidade de Cincinnatti), Daniel Lieberman (Universidade Harvard) e Liza Shapiro (Universidade do Texas) "por determinarem analiticamente por que grávidas não caem para a frente’’.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]