• Carregando...

Os talibãs afirmaram nesta quarta-feira (25), sem dar maiores detalhes, que mataram a tiros um dos 23 reféns sul-coreanos no Afeganistão. A informação foi confirmada pelo chefe da delegação governamental afegã em Ghazni, Waheedulah Mujadedi. O grupo já havia ameaçado, por meio de um porta-voz, que mataria "alguns" dos 23 reféns que são mantidos em seu poder caso não fossem registrados progressos nas negociações.

"Demos uma lista de oito prisioneiros para uma troca, mas o governo de Cabul trata este assunto com indiferença", declarou por telefone à agência de notícias AFP Yusuf Ahmadi, porta-voz dos rebeldes. "O ultimato já expirou. Vamos matar alguns dos sul-coreanos hoje (quarta-feira) às 14h30 (6h30 de Brasília) se não virmos avanços nas negociações", acrescentou.

Os talibãs exigiam a libertação em um primeiro momento de oito de seus combatentes prisioneiros mantidos no Afeganistão em troca de alguns reféns sul-coreanos em seu poder. O presidente afegão, Hamid Karzai, assegurou que não permitirá trocas de prisioneiros por reféns, após a realizada em março para a libertação do jornalista italiano Daniele Mastrogiacomo.

Os sul-coreanos estavam em missão humanitária no Afeganistão e foram seqüestrados na quinta-feira passada próximo a Qarabag, enquanto viajavam em um veículo particular entre Cabul e Kandahar (sul). Essa estrada é muito perigosa, já que atravessa áreas sob controle dos talibãs.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]