• Carregando...

Uma mulher que se identificou como uma das reféns sul-coreanas declarou à agência de notícias "AFP", por telefone, que ela e sua companheira, libertadas nesta segunda-feira (13) pelos talibãs, estão bem que se dirigem de automóvel para Ghazni, capital da província de mesmo nome no sul do Afeganistão.

"Eu estou OK, minha amiga está OK", declarou a refém, com dificuldades para falar em inglês.

Indagada sobre o estado de saúde dos outros 19 reféns, não soube responder, com a voz visivelmente emocionada.

As duas sul-coreanas foram entregues ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha no meio da manhã. Pareciam exaustas e estavam chorando quando entraram no carro da Cruz Vermelha.

Prazo final

A libertação das duas sul-coreanas havia sido anunciada pelo governador da província de Ghazni, no sul do Afeganistão. Os talibãs tinham garantido que ambas seriam libertadas por estar doentes.

"As duas sul-coreanas ainda estão nas mãos dos talibãs e, se Alá quiser, serão libertadas como gesto de boa vontade do alto conselho dos talibãs", disse na manhã de domingo Abdullah Khan, responsável talibã pela província de Ghazni, onde 23 sul-coreanos foram seqüestrados há 25 dias.

Os talibãs têm mantido sua exigência de uma troca de prisioneiros, algo que o governo afegão nega. Para pressionar, eles já executaram dois homens do grupo, em 25 e 30 de julho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]