• Carregando...

Um táxi explodiu em frente a uma delegacia de polícia nesta sexta-feira, matando um homem e ferindo outras oito pessoas, incluindo uma criança, em uma ataque que as autoridades atribuem aos guerrilheiros de esquerda.

A polícia disse que o motorista do táxi morreu e que duas pessoas saíram do veículo momentos antes da explosão, na cidade portuária de Buenaventura, no sudeste do país. Nesse local os rebeldes das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), as milícias paramilitares e os traficantes de drogas mantêm atividades.

"[O carro] Explodiu ao passar pelo prédio da polícia - disse Jaime Gutierrez, comandante da polícia provincial de Valle del Cauca, à rádio Caracol. - Aqui no porto, a milícia Farc é ativa e acreditamos inicialmente que foram estes terroristas.

O secretário municipal da saúde, Gerardo del Castillo, disse que dois policiais e uma criança estavam entre os oito feridos.

A violência da guerra colombiana diminuiu depois que o presidente Alvaro Uribe reprimiu as Farc, o grupo guerrilheiro de 17 mil membros que empreende uma campanha de quadro décadas financiada pelo tráfico de drogas.

Uribe, um aliado conservador de Washington que recebeu milhões de dólares em ajuda militar dos EUA para acabar com o tráfico de drogas, também desmobilizou 30 mil combatentes paramilitares. Mas os rebeldes e milicianos renegados ainda controlam parte da Colômbia rural.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]