• Carregando...
Imagem de satélite da tempestade tropical Arlene | AFP
Imagem de satélite da tempestade tropical Arlene| Foto: AFP

A tempestade tropical Arlene, formada no sudoeste do Golfo do México, está se fortalecendo e deve chegar à costa nordeste do México nas primeiras horas da quinta-feira, ameaçando uma refinaria de petróleo, mas provavelmente sem atingir diretamente as plataformas offshore do país.

A tempestade tinha ventos sustentados de 85 quilômetros por hora e estava localizada cerca de 250 quilômetros a leste de Tampico na manhã desta quarta-feira, informou o Centro Nacional de Furações dos EUA (NHC). Os ventos devem alcançar a intensidade de um furacão.

"A previsão oficial de intensidade... mostra agora a Arlene se aproximando da força de um furacão em sua chegada ao solo", disse o NHC em comunicado.

De acordo com o centro, a tempestade chegaria a Tampico, no Estado de Tamaulipas, onde uma refinaria da Pemex produiz 190.000 barris por dia.

O México é um grande exportador para os Estados Unidos, e quase toda a exportação é embarcada para refinarias na costa norte-americana do golfo a partir de três portos mexicanos na mesma área: Dos Bocas, Cayo Arcas e Coatzacoalcos.

A estimativa do centro indica que a Arlene vai passar a norte dos portos, mas as chuvas e ventos fortes podem atingir as refinarias de Tula e Salamanca, que estão na região central do país, a norte da Cidade do México.

Os maiores campos de petróleos do México não estão na rota da tempestade.

Esse é o primeiro evento na atual temporada de furacões no Atlântico, que oficialmente começa em 1o de junho e vai até o final de novembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]