• Carregando...
Homem usa pá para tirar a neve de seu carro em Indianápolis, nos EUA | EFE/Steve C. Mitchell
Homem usa pá para tirar a neve de seu carro em Indianápolis, nos EUA| Foto: EFE/Steve C. Mitchell

A passagem de uma forte tempestade de inverno nesta segunda-feira (6) pode levar a sensação térmica de -50ºC em três Estados do centro-norte americano. A onda de frio passa pela região após provocar intensas nevascas e transtornos na costa leste americana, incluindo atrasos de voos.

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia americano, as temperaturas podem chegar a -26ºC nas cidades de Minneapolis, Indianápolis e Chicago e -35ºC na Dakota do Norte, ambos com sensação térmica entre -45ºC e -50ºC devido aos fortes ventos.

A Prefeitura de Indianápolis decretou alerta vermelho para o tráfego na cidade pela primeira vez em 36 anos. As autoridades alertam que estas temperaturas podem provocar graves lesões na pele em poucos minutos de exposição ao ar livre.

A população foi alertada para o risco de veículos ficarem bloqueados e estradas congeladas devido ao rompimento de tubulações de água pelo efeito de gelo, enquanto em várias cidades os habitantes foram convocados a permanecer em suas casas e a fazer estoques de alimentos.

Além dessas regiões, é esperada neve em Estados do sul americano, como Tennessee, Alabama e Minnesota, onde o governo do Estado cancelou as aulas. Na Louisiana, produtores de frutas estão colhendo o que podem para evitar as geadas e a neve.

Em Nova York, que sofreu com as nevascas na semana passada, houve uma forte queda de temperatura devido a uma massa de ar frio vinda do Ártico, passando de 11ºC para -12ºC em menos de 24 horas. A onda de frio polar, a maior em 20 anos, deixou 13 mortos até o momento.

Voos

O fenômeno meteorológico fez com que cerca de 4.200 voos sofressem atrasos e cancelamentos em diversos aeroportos americanos, segundo o site flightaware.com. A situação afetou o tráfego aéreo entre os Estados Unidos e o Brasil.

O voo 919 da American Airlines, que deveria ter saído às 3h de Nova York para São Paulo, foi reprogramado para o 12h17 local (15h17 em Brasília). Já o 951 deixou a cidade às 23h13, pouco mais de uma hora além do previsto.

A brasileira TAM teve duas saídas em atraso: os voos 8083 para São Paulo e o 8079 para o Rio de Janeiro, com duas horas de atraso. No aeroporto de Newark, o voo 31 da United Airlines decolou à 1h11 local, quatro horas mais tarde que o previsto. E em Chicago, o 844 da mesma companhia atrasou 1h15.

No sentido contrário, do Brasil para os Estados Unidos, os voos 974 da American Airlines e 8078 da TAM decolaram com atrasos de 40 minutos do aeroporto do Galeão, no Rio. Já em Guarulhos, todos os voos com destino a Newark, Nova York e Chicago decolaram com atraso médio de 50 minutos.

Para esta noite, dois voos da American Airlines, o 974 decolando do Rio e o 950 de São Paulo, foram cancelados pela companhia. Os demais voos estão previstos.No Colorado, estado localizado no limite da zona afetada pela onda de frio, um avião executivo caiu ao tentar pousar no domingo no aeroporto de Aspen, provocando a morte de um co-piloto mexicano e ferindo dois pilotos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]