• Carregando...

Cientistas da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, identificaram uma rara e poderosa tempestade no lado escuro de Saturno, informou nesta terça-feira o site EurekAlert. A tempestade, a mais forte já registrada no planeta, tem extensão superior à área total dos Estados Unidos e conta com relâmpagos até mil vezes mais fortes do que os convencionais.

- Esta é a mais forte concentração de relâmpagos já vista desde que a sonda Cassini foi enviada a Saturno. A atividade é tanta que acreditamos que exceda o fenômeno observado pela sonda Voyager 1, em 1980 - afirmou Donald Gurnett, professor da Universidade de Iowa.

Donald Gurnett e outros dois professores da Universidade de Iowa, William Kurth e Georg Fischer, estavam no encalço da tempestade desde 23 de janeiro. De acordo com os cientistas, as tempestades de relâmpagos podem durar várias semanas.

- A duração exata destes fenômenos é imprevisível - afirmou George Fischer, pesquisador e pós-doutorando da Universidade. - Não dá para comparar essas tempestades com as que observamos na Terra. São fenômenos completamente diferentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]