• Carregando...

Uma tempestade tropical batizada de Karen formou-se na madrugada de terça-feira sobre o Atlântico, segundo nota do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. É a 11a tempestade a receber nome na temporada de 2007.

Às 6h (horário de Brasília), o centro da tempestade estava cerca de 2.520 quilômetros a leste das ilhas Barlavento (Dominica, Martinica, Santa Lúcia, São Vicente, Granadinas e Granada, todas parte do Caribe). Ela avança no sentido oeste-noroeste a cerca de 26 quilômetros por hora, com ventos regulares de até 65 quilômetros por hora.

O Centro Nacional de Furacões disse que a tempestade deve ganhar mais força nas próximas 24 horas e possivelmente fará uma curva em sentido norte, o que a afastará da Costa Leste dos EUA.

Mas dois modelos por computador mostram Karen numa rota mais a noroeste, passando um pouco ao norte das ilhas Sotavento (ilhas Virgens, Anguilla, Saint Martin, Saba, Antígua, Barbuda, São Cristóvão, Névis, Montserrat e Guadalupe).

As empresas energéticas acompanham atentamente as tempestades no Caribe e no Atlântico devido ao risco que representam para as instalações de produção e refino de gás e petróleo no golfo do México.

Já o mercado de matérias-primas se interessa por possíveis danos a lavouras da Flórida e ao longo da costa norte-americana do golfo.

Embora seja cedo para antever com precisão a rota da tempestade, aparentemente ela não ameaça afetar a produção de energia no golfo do México.

Pela lista do Centro Nacional de Furacões, a próxima tempestade tropical a ser formada será batizada de Lorenzo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]