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Entrada do Aeroporto Internacional O’Hare, em Chicago, com a pista coberta de neve: segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, 60% da população americana vive em áreas onde ocorrem ou ocorrerão fortes tempestades de inverno
Entrada do Aeroporto Internacional O’Hare, em Chicago, com a pista coberta de neve: segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, 60% da população americana vive em áreas onde ocorrem ou ocorrerão fortes tempestades de inverno| Foto: EFE/EPA/TANNEN MAURY

A grande tempestade que afeta grande parte dos Estados Unidos deixou milhares de pessoas sem energia elétrica e milhares impossibilitadas de viajar de avião às vésperas do Natal.

Cerca de 200 milhões de pessoas, 60% da população do país, estão em áreas onde ocorrem ou se espera que ocorram fortes tempestades de inverno, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS).

Esta grande tempestade, “única em uma geração”, como a NWS a definiu, começou a afetar o meio-oeste do país, mas se intensificou nesta sexta-feira (23) e já se espalhou para o leste.

Até a manhã desta sexta-feira, mais de 3,4 mil voos já haviam sido cancelados, muitos deles em grandes cidades como Nova York, Detroit, Seattle, Chicago, Denver e Boston, de acordo com dados da empresa de rastreamento de tráfego aéreo FlightAware.

Além disso, três aeroportos regionais e um internacional (Michigan) estão fechados, e vários já interromperam as operações de decolagem, de acordo com a Administração Federal de Aviação (FAA).

O mau tempo também afeta empresas de ônibus, como a Greyhound, a maior dos EUA, que já advertiu que muitas rotas no nordeste ou meio-oeste podem ser canceladas ou interrompidas.

Em seu site, o Serviço Meteorológico Nacional advertiu sobre a natureza extraordinária desta “imensa” tempestade e anunciou que fortes chuvas afetarão grande parte do país, especialmente o leste, durante o dia.

O presidente americano, Joe Biden, afirmou na quinta-feira (22) que os americanos devem levar a tempestade “extremamente a sério” e seguir as recomendações das autoridades.

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