Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Consulados brasileiros

Tempo de espera para agendamento de visto de entrada para os EUA está menor

Em São Paulo, a espera que era de 90 dias passou para três. No Rio, espera caiu de 114 dias, em dezembro do ano passado, para 28 dias

O esforço de "mutirão" para reduzir as filas de espera para agendamento e emissão de visto de entrada para os Estados Unidos, lançado em setembro, já deu resultados. Segundo dados da Embaixada americana, nesta quarta-feira (18), o tempo de espera para agendar entrevistas nos consulados dos EUA em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife foi reduzido para menos de 30 dias. Em São Paulo, a espera, que era de 90 dias em setembro, agora é de apenas três dias. Brasília e Recife têm esperas de apenas dois e cinco dias, respectivamente. No Rio, a espera caiu de 114 dias, em dezembro do ano passado, para 28 dias.

"Os EUA estão de portas abertas aos visitantes brasileiros. O interesse dos brasileiros em visitar os EUA é tão grande quanto o nosso em recebê-los, então temos feito grandes esforços em responder a essa demanda." disse a cônsul-geral dos EUA no Brasil, Marie Damour.

Em setembro, a Missão Diplomática dos EUA no Brasil anunciou um investimento de US$7 milhões de dólares para a contratação de mais funcionários consulares, para a aquisição de novos equipamentos e para a melhoria da estrutura de atendimento aos solicitantes de vistos nos consulados de São Paulo, Brasília, Recife e Rio de Janeiro.

A título de comparação, segundo a Embaixada, no ano fiscal de 2003 (outubro de 2002 a setembro de 2003), todos os consulados dos EUA no Brasil emitiram 104 mil vistos de visitantes. E neste ano, apenas entre os dias 14 de setembro e 15 de outubro deste ano, foram processados 177 mil pedidos de visto.

Para agendar uma entrevista de concessão de visto em qualquer um dos consulados dos EUA no Brasil é preciso entrar no site www.embaixada-americana.org.br e clicar em "vistos" ou direto pelo link www.visto-eua.com.br.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.