• Carregando...

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, advertiu neste domingo (15) que o "tempo está correndo" para o Irã, ao falar sobre a questão nuclear iraniana durante entrevista coletiva ao final da Cúpula de Cartagena.

"O tempo está correndo e fui muito claro com o Irã e com nossos sócios sobre o fato de que não permitiremos que estas negociações se eternizem", disse Obama à imprensa.

A declaração de Obama ocorre após o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, manifestar sua "impressão" de que o Irã recebeu um "presente" na primeira rodada de negociações entre Teerã e as potências mundiais sobre o polêmico programa nuclear iraniano.

O Irã concluiu no sábado, em Istambul, um acordo com o grupo 5+1 (Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia, China e Alemanha) pelo qual as partes voltarão a se encontrar no dia 23 de maio, em Bagdá, para estabelecer a base das negociações sobre o programa nuclear da república islâmica.

O chefe da delegação iraniana, Said Jalili, festejou a atitude "positiva" do grupo 5+1 e elogiou o "desejo da outra parte pelo diálogo e a cooperação". "Consideramos um sinal positivo (...) para o povo iraniano. A linguagem da ameaça e da pressão não funcionam".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]