• Carregando...
Protesto em Baltimore, onde um jovem negro morreu após ser preso pela polícia: autoridades decretaram toque de recolher. | Noah Scialom / EFE
Protesto em Baltimore, onde um jovem negro morreu após ser preso pela polícia: autoridades decretaram toque de recolher.| Foto: Noah Scialom / EFE

Duas pessoas foram baleadas na madrugada de ontem em Ferguson (Missouri), nos Estados Unidos, quando centenas de manifestantes saíram às ruas em apoio aos protestos de Baltimore (Maryland), que explodiram após o funeral de Freddie Gray, um jovem afro-americano que faleceu quando estava sob custódia policial.

O tiroteio ocorreu perto do cruzamento das ruas West Florissant e Canfield, que no ano passado foi palco de enfrentamentos com a polícia e distúrbios provocados pela morte de Michael Brown, um jovem negro morto a tiros por um policial branco em Ferguson.

A polícia de Ferguson prendeu uma pessoa relacionada com os tiroteios e recuperou uma pistola.

Em agosto de 2014, após a morte de Brown, Ferguson se transformou no epicentro de uma onda de protestos em todos os Estados Unidos contra o abuso contra jovens afro-americanos por parte das forças policiais.

Toque de recolher

As autoridades de Baltimore decretaram toque de recolher na noite de terça-feira, dispersando os manifestantes com gás de pimenta. Com helicópteros sobrevoando a área do conflito e veículos blindados no local, a maioria das pessoas respeitou o toque de recolher de 22 até as 5 horas.

Mas algumas centenas de pessoas desafiaram as autoridades, reunindo-se em um cruzamento que foi palco de saques na última segunda-feira. A polícia dispersou o grupo usando balas de borracha e spray de pimenta. Sete pessoas foram presas. Outras três foram detidas em outras partes da cidade.

A violência irrompeu em Baltimore na segunda-feira, horas após o funeral de Freddie Gray, de 25 anos, que morreu em 19 de abril depois de ter sido ferido enquanto estava sob custódia policial, uma semana antes.

A morte renovou um debate nacional sobre a aplicação da lei e perseguições raciais, desencadeado depois que a polícia matou homens negros desarmados no ano passado em Ferguson, em Nova York e em outros lugares.

Na segunda-feira, lojas foram saqueadas, 19 edifícios foram incendiados e 20 policiais ficaram feridos em Baltimore. A polícia prendeu mais de 250 pessoas na cidade, situada a apenas 64 quilômetros da capital, Washington.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]