• Carregando...
Jovens treinam em campo nacionalista hindu | Annie Gowen/ Washington Post
Jovens treinam em campo nacionalista hindu| Foto: Annie Gowen/ Washington Post

Os dois jovens no acampamento de liderançasa falavam com voz suave, mas com segurança. Pertencem a famílias abastadas, usam óculos de aviador e chinelos. Ativistas de direita dizem que espancaram homens suspeitos de violar crenças hindus e ameaçaram casais inter-religiosos porque temem que os muçulmanos estejam roubando suas mulheres. Dizem que estão prontos para matar por sua fé, se for necessário. "Mesmo que uma vida seja perdida, não nos importamos", disse Ram Kumar.

Este verão tem sido marcado pela fúria na Índia. Dezenas de pessoas foram mortas em linchamentos. Extremistas hindus continuam a agredir e matar pessoas, muitas delas muçulmanas. No último vídeo viral, peregrinos religiosos, irritados com um pequeno incidente de trânsito, usaram paus para destruir um carro enquanto a polícia só olhava. 

As raízes do problema

Muita culpa tem sido atribuída ao partido Bharatiya Janata Party (BJP), nacionalista hindu que governa a Índia, e ao primeiro-ministro Narendra Modi. Os críticos os acusam de encorajar a violência de extremistas hindus. Mas o problema da ira masculina na Índia tem raízes que vão além do nacionalismo hindu estridente adotado pelo atual governo. 

O país tem mais de 600 milhões de pessoas com menos de 25 anos. Elas têm mais acesso à tecnologia e à educação do que nunca. No entanto, milhões de pessoas têm pouca esperança de encontrar empregos decentes, e há um excedente de 37 milhões de homens - um legado de gerações de preferência por filhos do sexo masculino e abortos de fetos do sexo feminino.

"As pessoas estão frustradas porque não estão conseguindo emprego", disse um líder do partido de Modi, Vasundhara Raje, ao canal CNN News18. "A angústia se espalha pelas comunidades e pessoas." 

Mais de 1 milhão de pessoas que procuram emprego entram no mercado de trabalho todos os meses. Muitos tem inglês ruim e habilidades profissionais inadequadas. O país gerou apenas 1,8 milhão de postos de trabalho adicionais no ano passado, segundo o Centro de Monitoramento da Economia Indiana. Modi diz que o número de novos empregos no ano passado foi próximo de 7 milhões. 

Leia também: Ministro exalta linchadores e expõe intolerância religiosa na Índia

Sem perspectivas sólidas, muitos jovens se sentem atraídos pelas crescentes organizações nacionalistas de direita da Índia, onde encontram um senso de propósito. Com o tempo, um estereótipo de um 

troll

Neste verão, Kumar participou de um acampamento de liderança patrocinado grupo nacionalista Conselho Mundial Hindu, onde aprendeu a proteger as vacas que os hindus consideram sagradas, protegem a modéstia das mulheres e evitam que os estrangeiros convertam os hindus para outras religiões. Os jovens fazem exercícios militares, dormem em nos dormitórios espartanos de concreto e comeram lentilhas e arroz. 

Kumar, que é formado em uma universidade e administra uma empresa de aluguel de tendas, e Gaurav Sharma, 22, um estudante de direito, cresceram em Agra, a cidade do Taj Mahal, que eles não exergam como um monumento branco etéreo, mas como uma lembraça de invasores mogóis que subjugaram os hindus da Índia. 

Kumar disse que quando menino era tímido, mas depois de se juntar ao movimento nacionalista hindu, tem uma estranha sensação de confiança. “O grupo nos ensinou o que é certo, o que precisamos fazer pela sociedade". 

Vigilância

Há pouco tempo, disse ele, está nas ruas perseguindo e ameaçando casais inter-religiosos, conduzindo o policiamento moral que acha ser necessário porque os homens muçulmanos supostamente seduzem garotas "com apenas 14 anos". Os ativistas hindus chamam isso de "jihad amorosa". 

Kumar disse que também perambula pelas ruas à noite, em busca de comerciantes de gado que possam estar ilegalmente contrabandeando vacas para abate. Recentemente, disse, ele e cinco outros pararam um caminhão transportando vacas e espancaram o motorista muçulmano, que implorou por sua vida. O homem foi salvo apenas pela chegada da polícia, disse Kumar. "Eu estava furioso. Se tivesse uma pistola, eu o teria matado." 

Leia também: Na Índia, o Whatsapp leva multidões a matar

Sharma disse que também participou de agressões, perfurando um suposto contrabandista de gado no rosto. Os anciões já lhe ensinaram como dar uma surra sem deixar marcas em sua vítima. "Fomos ensinados a não bater na cabeça e no peito; isto pode ser fatal", disse. "Nós os espancamos de tal maneira que tenham ferimentos sérios - nas costas, nas pernas -,mas que não morram. Caso contrário, teremos problemas." 

Desde que o BJP chegou ao poder em seu estado, Uttar Pradesh (Norte da Índia), liderado pelo monge hindu Yogi Adityanath, os jovens não temem ser responsabilizados pelas autoridades. "Antes havia medo de que o governo nos prendesse, mas agora, com o governo Yogi, não temos medo", disse Sharma. "Mesmo que um contrabandista seja morto durante uma briga, não precisamos nos preocupar com isto." 

Ele continuou: "Os líderes do BJP nos disseram: Faça o que você quiser fazer em relação à proteção das vacas. Não se preocupe se houver algum problema, estamos com você.” 

Modi disse que os governos estaduais devem lidar severamente com esses "vigilantes das vacas" e que o governo está comprometido em defender a lei. Mas outros políticos do BJP passam uma mensagem diferente, encontrando ou parabenizando os supostos assassinos. 

Leia também:  Na Índia, hindus protestam em defesa de assassinos de menina

Os jovens tem uma profunda sensação de vitimização e passam muito tempo em grupos de WhatsApp, focados no orgulho hindu, e em sites de história alternativa que relatam as glórias da antiga civilização indiana antes que os invasores mogóis e britânicos impusessem, como diz Modi, 1.200 anos de servidão. Críticos dizem que a mídia social está aprofundando a divisão entre hindus e muçulmanos na Índia que existia antes mesmo da sangrenta divisão da Índia em 1947, que criou um país separado para os muçulmanos e, finalmente, uma república islâmica no Paquistão. 

 "Nossos pais nunca nos disseram nada de ruim sobre os muçulmanos. Mas nas madrassas, eles aprendem que os hindus são ruins", disse Sharma. "Vamos dizer às próximas gerações o quão más são essas pessoas são." 

Mobilização

Sharma e seus pares enfrentam forte concorrência no mercado de trabalho porque frequentaram escolas onde as aulas são ministradas em hindi e porque conhecem apenas algumas frases de inglês, a língua mais usada nos ambientes empresariais. Muitos de seus colegas de classe estão lutando, vendendo vegetais ou fazendo trabalhos braçais. 30 colegas se juntaram aos militares. 

Kumar planeja ter uma família tradicional, nem que seja para ter bebês e "contribuir para a população". "A população hindu", esclareceu Sharma. Outros em sua geração podem não ter essa chance. O demógrafo Christophe Guilmoto estima, por causa do desequilíbrio de gênero, que 40 milhões de homens excedentes na Índia permanecerão solteiros entre 2020 e 2080. 

Leia também: O Whatsapp pode ser um desafio maior à democracia do que o Facebook

"Há um ditado que diz: Por trás de todo homem de sucesso existe uma mulher'? Mas você não precisa de mulheres. Você pode deixá-las para trás e alcançar o sucesso na vida", disse Sharma. 

Para Sharma, o amor de sua vida se casou com outra pessoa. Ele disse que ainda lamenta não ter pedido permissão aos pais para se casar com ela. Mas ninguém em sua família jamais teve um "casamento amoroso" - sempre se casaram em uniões arranjadas.. 

Agora, tomou uma "decisão final" de permanecer solteiro e se dedicar à causa nacionalista hindu, para o desespero de seus pais. Ele se espelhou em seu ídolo – Modi -, que após um casamento precoce, há muito decidiu não manter relacionamentos para se concentrar como ativista do movimento Mãe Índia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]