
Ouça este conteúdo
O porta-aviões USS George H.W. Bush chegou nesta quinta-feira (23) à área de operações dos EUA no Oriente Médio, ampliando a presença militar americana na região em meio ao bloqueio naval contra o Irã e ao impasse nas negociações para encerrar a guerra.
Segundo o Comando Central dos EUA (Centcom), responsável por coordenar as operações em curso contra o Irã, o porta-aviões entrou no Oceano Índico, dentro da zona de responsabilidade militar que abrange o Oriente Médio.
Com a chegada do USS George H.W. Bush, Washington passa a contar com três grupos de porta-aviões posicionados no entorno do Irã. O USS Abraham Lincoln já está operando no Mar Arábico, enquanto o USS Gerald R. Ford, o maior porta-aviões do mundo, está no Mar Vermelho. O reforço amplia a capacidade americana de lançar ataques aéreos, proteger rotas marítimas e sustentar operações de longa duração.
A movimentação ocorre enquanto o presidente Donald Trump pressiona Teerã a abandonar seu programa nuclear, reabrir o Estreito de Ormuz e aceitar termos para encerrar o conflito iniciado em 28 de fevereiro. O cessar-fogo temporário na guerra foi estendido pelo presidente Trump nesta semana, sem data definida.
Neste momento, grande parte da frota naval americana na região está dedicada ao bloqueio de portos iranianos e à fiscalização do tráfego marítimo ligado ao comércio de petróleo. Conforme o Centcom, ao menos 33 embarcações já foram obrigadas a mudar de rota ou retornar desde o início da operação de bloqueio. O objetivo declarado por Washington é aumentar a pressão econômica sobre o regime iraniano.
USS George H.W. Bush transporta milhares de militares e dezenas de aeronaves de combate, incluindo caças capazes de realizar missões de ataque, patrulha e defesa aérea.
Segundo a imprensa americana, a última vez que os Estados Unidos mantiveram três porta-aviões na área de responsabilidade do Centcom foi em 2003, durante a preparação para a invasão do Iraque.
VEJA TAMBÉM:











