Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reeleição

Termina votação do referendo na Venezuela

Eleição transcorreu de forma tranquila. Partido de Chávez declarou que irá vencer

Os centros de votação do referendo sobre uma emenda constitucional que permitirá a reeleição sem limites de mandatos para os cargos públicos na Venezuela foram fechados neste domingo às 18h11 local (19h41 no horário de Brasília), anunciou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

Segundo pesquisas de boca-de-urna citadas pelo ministro das Finanças e diretor do Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV, no poder), Alí Rodríguez, o "sim" no referendo para a reeleição registra uma vantagem "irreversível".

A eleição definirá se qualquer pessoa poderá disputar uma reeleição indeterminadamente ou não. A vitória do "sim" beneficia o presidente Hugo Chávez, que faz campanha por esse resultado e poderia se candidatar para um terceiro mandato consecutivo.

Reconhecimento

"Hoje certamente é um dia de celebração", afirmou Rodríguez em coletiva de imprensa do PSUV, uma hora e meia antes do fechamento das mesas de votação. "Pelo que dizem todas as pesquisas de boca-de-urna, a tendência é irreversível e a resposta que o povo deu é irreversível", afirmou Rodríguez, que pediu que a oposição não dê início a atos de violência e reconheça os resultados.

Por sua parte, representantes da oposição pediram para esperar até o fim do dia e exigiram das autoridades eleitorais que façam respeitar a proibição sobre a divulgação de resultados.

Urna eletrônica

Na Venezuela, o eleitor não é obrigado a votar e tem que passar por um sistema digital de identificação. Em algumas sessões, porém, o voto ainda aconteceu com cédulas em papel.

Segundo informação da agência de notícia "Ansa", a presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Tibisay Lucena, indicou que os primeiros resultados oficiais devem sair cerca de três horas depois do encerramento da votação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.