Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
"Febre"

Terra nunca esteve tão quente nos últimos 400 anos

Planeta vive uma espécie de 'febre' provocada por ações humanas, diz relatório de especialistas em estudo do clima

A temperatura da Terra atingiu o mais alto nível dos últimos 400 anos, possivelmente mais, segundo estudo desenvolvido, a pedido do Congresso dos Estados Unidos, pela Academia Nacional de Ciências. Segundo o relatório de 155 páginas divulgado nesta quinta-feira, e elaborado por uma equipe de cientistas especializados no estudo do Clima, a Terra está vivendo um tipo de "febre", causada em grande parte pelas ações humanas.

O estudo aponta um aumento médio da temperatura do Hemisfério Norte de mais de 1 grau durante o século XX e praticamente ratifica um estudo desenvolvido no fim da década de 1990 que sugere que o Hemisfério Norte só registrou temperaturas tão elevadas há 2 mil anos.

- As conclusões da pesquisa realizada por Michael Mann, Raymond Bradley e Malcolm Hughes no fim da década de 90 têm grandes chances de serem verdadeiras. Elas vêm sendo confirmadas por informações recentemente divulgadas - afirmou John "Mike" Wallace, professor da Universidade de Washington e membro da equipe que redigiu o relatório.

O relatório foi requisitado em novembro pelo presidente do Comitê de Ciências do Congresso, o republicano Sherwood Boehlert, a fim de mostrar a gravidade da ameaça que o aquecimento global representa para a vida no planeta. É uma resposta à política adotada até agora pela administração de George W. Bush, que resiste em criar novas políticas de controle da poluição atmosférica - o que, segundo a Casa Branca, poderia custar os empregos de cerca de 5 milhões de americanos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.