• Carregando...

A temperatura da Terra atingiu o mais alto nível dos últimos 400 anos, possivelmente mais, segundo estudo desenvolvido, a pedido do Congresso dos Estados Unidos, pela Academia Nacional de Ciências. Segundo o relatório de 155 páginas divulgado nesta quinta-feira, e elaborado por uma equipe de cientistas especializados no estudo do Clima, a Terra está vivendo um tipo de "febre", causada em grande parte pelas ações humanas.

O estudo aponta um aumento médio da temperatura do Hemisfério Norte de mais de 1 grau durante o século XX e praticamente ratifica um estudo desenvolvido no fim da década de 1990 que sugere que o Hemisfério Norte só registrou temperaturas tão elevadas há 2 mil anos.

- As conclusões da pesquisa realizada por Michael Mann, Raymond Bradley e Malcolm Hughes no fim da década de 90 têm grandes chances de serem verdadeiras. Elas vêm sendo confirmadas por informações recentemente divulgadas - afirmou John "Mike" Wallace, professor da Universidade de Washington e membro da equipe que redigiu o relatório.

O relatório foi requisitado em novembro pelo presidente do Comitê de Ciências do Congresso, o republicano Sherwood Boehlert, a fim de mostrar a gravidade da ameaça que o aquecimento global representa para a vida no planeta. É uma resposta à política adotada até agora pela administração de George W. Bush, que resiste em criar novas políticas de controle da poluição atmosférica - o que, segundo a Casa Branca, poderia custar os empregos de cerca de 5 milhões de americanos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]