• Carregando...
Japoneses retornaram para suas casas depois que um alerta de tsunami foi emitido ontem em Kamaishi, na província de Iwate | Yomiuri Shimbun/Reuters
Japoneses retornaram para suas casas depois que um alerta de tsunami foi emitido ontem em Kamaishi, na província de Iwate| Foto: Yomiuri Shimbun/Reuters

Um tsunami de 20 centímetros atingiu a costa nordeste do Japão ontem, após um terremoto sacudir a região, informaram au­­to­­ri­­dades locais, um ano depois do pior desastre nuclear do pós-guerra.

O terremoto de magnitude 6,9 a 26,6 km abaixo do leito marinho no Pacífico, próximo à ilha de Hok­­kaido ao norte, atingiu a costa às 18h08 locais (6h08 de Brasília), informou a instituição de Pesqui­­sa Geológica dos EUA (USGS, na sigla em inglês). Ele foi seguido de um tsunami de pequenas proporções, o que levou as autoridades locais a emitirem um alerta de evacuação para os moradores an­­tes que chegasse à costa.

As ondas chegaram a várias localidades de Hokkaido, assim como ao município de Aomori, que foi uma das áreas do nordeste do Japão devastadas pelo desastre do ano passado. O instituto japonês de meteorologia disse inicialmente que o tsunami poderia atin­­gir 50 centímetros de altura, mas monitores dos Estados Unidos disseram que não havia ameaça no Pacífico.

O terremoto inicial foi seguido de uma série de poderosos tremores na vizinhança, incluindo um de magnitude 6,1, mas não houve alerta de tsunami. Quase três ho­­ras depois do primeiro terremoto, ocorreu um abalo de 5,7 de magnitude a 90 km a leste de Tóquio, informou o USGS.

Os oficiais japoneses disseram não haver temor de um tsunami, "apesar de os níveis do mar po­­derem se alterar levemente em poucas horas".

Os abalos aconteceram qua­­se um ano depois de um terremoto de magnitude 9 causar uma onda monstruosa, no dia 11 de março de 2011, que ma­­tou mais de 19 mil pessoas e danificou a usina nuclear de Fukushima.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]