• Carregando...

Amã, Jordânia – Um homem disparou tiros contra um grupo de turistas ocidentais ontem, em pleno centro de Amã, matando um deles, de nacionalidade britânica, e deixando seis feridos, dentre os quais um policial jordaniano. O agressor foi imediatamente detido.

O terrorista foi identificado como Nabil Ahmed Jaourah, de origem palestina, morador de Zarqa – 30 quilômetros ao leste de Amã. Zarqa é a cidade natal do mais notório terrorista jordaniano, Abu Musab al-Zarqawi, morto em um ataque aéreo americano em junho, no Iraque. As razões dos disparos continuam sendo investigadas.

"Não se trata de uma ação organizada, mas de um ato isolado", disse o primeiro-ministro da Jordânia, Marouf al-Bakhit, com base em informações preliminares.

O atentado ocorreu no centro histórico de Amã, próximo ao Anfiteatro Romano, um dos lugares mais visitados pelos turistas. Imediatamente, policiais de elite fecharam o anfiteatro, rompendo com a habitual calma de uma das cidades mais tranqüilas do Oriente Médio.

Segundo as autoridades jordanianas, os turistas feridos são quatro mulheres – duas britânicas, uma australiana e uma neozelandesa –, um holandês e um policial jordaniano. Dois dos feridos tiveram que ser submetidos a intervenções cirúrgicas, enquanto os outros quatro têm ferimentos leves, disseram fontes do hospital público Al-Bashir, onde foram socorridos.

Esse é o segundo ataque terrorista ocorrido no país nos últimos dez meses. Em 9 de novembro, três suicidas de nacionalidade iraquiana atacaram hotéis de luxo em Amã e mataram sessenta pessoas, quase todas jordanianas. O atentado foi reivindicado pelo braço iraquiano da Al Qaeda, dirigido pelo jordaniano foragido Abu Musab al-Zarqawi.

Aliança

O regime jordaniano está na mira do extremismo islâmico por seu alinhamento quase incondicional com os Estados Unidos e por não ter rompido suas relações diplomáticas com Israel. Por ocasião dos recentes ataques de Israel contra o Líbano, a Jordânia – ao lado do Egito e da Arábia Saudita – criticou o movimento xiita libanês Hezbollah, por ter propiciado o início do conflito com a captura de dois soldados israelenses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]