Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EUA

Terrorista queria explodir túnel de Nova York e inundar parte de Manhattan, diz jornal

O "Daily News" de Nova York, em sua edição desta sexta-feira, afirma que a polícia federal americana (FBI, na sigla em inglês) descobriu um plano terrorista para explodir o túnel Holland, que liga Manhattan ao estado vizinho de Nova Jersey. A idéia era inundar, com a explosão, a parte Sul da ilha que é o coração de Nova York. O túnel cruza o Rio Hudson debaixo de seu leito.

Também havia a intenção de empreender ataques no metrô e em outros túneis.

O jornal afirma que um dos conspiradores foi preso meses atrás em Beirute, um homem de nome Amir Andalousli. Os investigadores estão tentando prender outros suspeitos. Agentes americanos estão tomando parte nas sessões de interrogatório. Ele teria obtido promessa de apoio tático e financeiro dos parceiros de Abu Musab al-Zarqawi, o terrorista jordaniano morto no Iraque há um mês, o qual liderava a Al-Qaeda no país. Não se sabe se Andalousli chegou a receber dinheiro.

O que as autoridades acreditam é que o plano previa o uso de carros carregados com explosivos. Fontes ouvidas pelo jornal afirmam que o plano poderia funcionar se uma carga poderosa o bastante fosse detonada no meio do túnel. Mas outras fontes alegam que, além da camada de pedra do leito, o túnel tem a proteção de concreto e de aço.

Fontes também duvidam da viabilidade de uma inundação, já que o túnel fica abaixo do nível da rua.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.