• Carregando...
tiktok eua
TikTok não será mais encontrado nas lojas de aplicativo dos EUA a partir de domingo| Foto: Olivier DOULIERY/AFP

A partir de domingo (20), as redes sociais chinesas TikTok e WeChat serão banidas das lojas de aplicativos de celular nos Estados Unidos, impedindo que americanos consigam baixar os apps ou atualizações em seus smartphones. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (18) pelo Departamento de Comércio dos EUA e tem o objetivo de "combater a coleta maliciosa de dados pessoais de cidadãos americanos pela China", segundo o secretário da pasta, Wilbur Ross.

As restrições ao WeChat, versão chinesa do WhatsApp, serão maiores. A partir de domingo será ilegal hospedar ou transferir tráfego de internet associado ao WeChat, segundo comunicado do departamento. Os EUA também proibirão transferências de dinheiro relacionadas ao WeChat e sua empresa controladora Tencent Holdings dentro do país.

Essas medidas também podem ser aplicada à TikTok, que tem mais de 100 milhões de usuários mensais ativos nos EUA, a partir de 12 de novembro. No momento, o governo americano está avaliando uma proposta de compra da operação da TikTok nos EUA entre a chinesa ByteDance, dona da TikTok, e a americana Oracle, que pode colocar um fim às preocupações de segurança nacional do governo relacionadas à TikTok. O prazo para um acordo é 12 de novembro.

"Embora as ameaças representadas pelo WeChat e TikTok não sejam idênticas, elas são semelhantes", afirma o Departamento de Comércio, acrescentando que as redes sociais coletam "vastas faixas de dados de usuários, incluindo atividade de rede, dados de localização e históricos de navegação e pesquisa".

"Cada um é um participante ativo na fusão civil-militar da China e está sujeito à cooperação obrigatória com os serviços de inteligência do PCCh. Essa combinação resulta no uso de WeChat e TikTok, criando riscos inaceitáveis para nossa segurança nacional", diz um comunicado sobre a ordem da administração de Donald Trump.

A  proibição não afetará imediatamente os usuários atuais ou os obrigará a excluir os aplicativos de seus telefones. Google e Apple, que terão que excluir TikTok e WeChat de suas lojas de download a partir de domingo, ainda não comentaram a decisão, mas um oficial do governo americano disse à Bloomberg que as empresas estão prontas para cumprir a medida no prazo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]