• Carregando...

Quatro soldados morreram e outros dois ficaram feridos neste sábado (28) após um tiroteio na região muçulmana do sul da Tailândia, onde aumentam os ataques da organização separatista islâmica, informou a imprensa local.

Os seis militares patrulhavam de motocicleta o distrito de Mayo, na província de Pattani, quando pistoleiros dispararam contra eles desde três veículos, segundo a edição digital do periódico "Bangcoc Post".

Os pistoleiros fugiram depois que os soldados abriram fogo, indicou a Polícia, que atribuiu o ataque a militantes separatistas.

Esse ataque segue o perpetrado na quarta-feira na província de Yala, quando uma bomba matou cinco soldados que escoltavam uma caminhonete na qual viajavam professores do sistema de ensino público.

Nas últimas duas semanas, 22 pessoas morreram em vários atentados, oito delas na semana passada em um ataque contra um comércio de Narathiwat.

Os ataques com armas leves, assassinatos e atentados com explosivos afetam as províncias de Pattani, Narathiwat e Yala, apesar do desdobramento de 31 mil agentes das forças de segurança e da declaração do estado de exceção.

Cerca de 5.300 pessoas morreram por causa da violência na região desde que o movimento separatista islâmico, formado por meia dezena de grupos, retomou a luta armada, em janeiro de 2004.

Os insurgentes denunciam a discriminação que sofrem por parte da maioria budista do país e exigem a criação de um Estado islâmico que integre essas três províncias, que formam o antigo sultanato de Pattani, anexado pela Tailândia há um século.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]