• Carregando...

O democrata Tom Vilsack, ex-governador de Iowa, abandonou sua candidatura à Casa Branca em 2008 nesta sexta-feira por não conseguir manter o ritmo de arrecadação de fundos de seus rivais mais conhecidos.

``É realmente por dinheiro'', disse Vilsack em seu escritório em Des Moines ao encerrar a campanha de três meses.

Menos conhecido do público, o ex-governador enfrentou uma dura batalha por financiamento e apoio na corrida presidencial democrata contra a senadora Hillary Rodham Clinton, de Nova York, e o ascendente senador Barack Obama, de Illinois.

Enquanto os principais candidatos devem levantar até 100 milhões de dólares antes do primeiro teste da candidatura em Iowa em janeiro do ano que vem, a meta de Vilsack era de 20 milhões de dólares.

``Me deparei com algo pela primeira vez na minha vida que trabalho duro e esforço não podem superar'', disse Vilsack. ``Era só eu trabalhar mais, me esforçar mais e isso não era suficiente.''

Ele é o segundo candidato declarado do Partido Democrata a sair da corrida. O senador de Indiana Evan Bayh, também ex-governador, largou a disputa em dezembro pouco após sua adesão.

Ele disse que deveria haver um debate sobre financiamento público de campanhas presidenciais para que idéias pudessem ser discutidas ao invés de apenas a parte monetária.

``Esse é o jogo que está sendo jogado hoje e é um jogo que eu obviamente não estou apto a jogar com o sucesso que eu queria'', disse ele.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]