• Carregando...

Enterprise, Alabama – Ao menos 20 pessoas já morreram vítimas de uma série de tornados que está atingindo os EUA. Os tornados são conseqüência de uma linha de tempestade que desde quinta-feira está passando pelo país, do estado de Minnesota, na região centro-norte, à Geórgia, no sudeste.

A maioria das vítimas é do estado do Alabama, onde o desabamento do teto de uma escola na cidade de Enterprise matou oito estudantes. As crianças se preparavam para deixar a escola quando o tornado chegou. "Foi no segundo em que nós nos sentamos e começamos a nos proteger", conta Kira Simpson, 17 anos, que diz ter perdido quatro amigos no desabamento.

O Serviço Meteorológico Nacional informou ter recebido o registro de 31 tornados, nos estados de Missouri, Illinois, Alabama, Flórida e Geórgia. Neste último, pelo menos duas pessoas morreram, e mais de 40 pacientes de um hospital tiveram de ser removidos antes da chegada do tornado.

De acordo com autoridades do Missouri, a vítima das tempestades nesse Estado foi uma menina de 7 anos de idade.

Na quinta-feira à noite, o presidente George W. Bush ofereceu ajuda do governo federal ao Alabama e ao Missouri. Ontem a Casa Branca informou que o presidente visitará hoje áreas afetadas pelos tornados. Bush disse aos governadores do Alabama e da Geórgia que oferece suas condolências aos parentes das vítimas.

Bush tem aparecido em público quando os EUA enfrentam desastres naturais para apagar a imagem formada pelas críticas que recebeu quando da passagem do furacão Katrina por seu país, em agosto de 2005. Adversários políticos do presidente afirmaram que a resposta do governo ao Katrina – que destruiu a cidade de Nova Orleans, na Louisiana, matou cerca de 1.800 pessoas e causou danos de US$ 80 bilhões – foi demorada e insuficiente.

Além de fazer vítimas, a tempestade que está sobre os EUA tem causado dano material nas regiões por onde passa: prédios desabam, carros são arrastados, aeroportos são fechados, neve bloqueia ruas e estradas. A tempestade está se movendo em direção à costa leste do país.

O governador da Geórgia, Sonny Perdue, declarou estado de emergência em seu território, o que permite a utilização de fundos e recursos do estado para o atendimento aos desabrigados e o conserto de danos na infra-estrutura pública.

As atividades em várias escolas do Alabama foram suspensas, após ver a enorme nuvem negra que as cobria e que abrangia praticamente toda a extensão do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]