• Carregando...
Um dos mineiros saiu caminhando com dificuldade e usando máscara de oxigênio | REUTERS/Mariana Bazo
Um dos mineiros saiu caminhando com dificuldade e usando máscara de oxigênio| Foto: REUTERS/Mariana Bazo

Os nove mineradores que estavam presos por um desabamento em uma mina do Peru desde a quinta-feira foram resgatados.

Em aparente bom estado e usando óculos de sol, eles saíram do túnel principal da mina pouco depois das 7h da manhã (9h em Brasília), e foram recebidos por seus familiares, pelo presidente Ollanta Humala e membros de seu Governo.

Os resgatados são Jacinto Pariona, de 59 anos, e seu filho Roger Pariona, de 32, Félix Cucho Aguilar, de 41, Edwin Bellido, de 34, e os irmãos Santiago e Juan Taipa, de 22 e 23 anos, respectivamente.

Além deles, também foram retirados da mina Carlos Huamaní, de 47 anos, Jesus Capatinta Raymi, de 35, e Julio César Huayta, de quem não há outros dados.

Segundo informou a imprensa local, que acompanhou o resgate ao vivo, os nove mineradores foram atendidos por equipes de saúde, que decidirão seu eventual ingresso em centros hospitaleiros de Ica, a 38 quilômetros de distância.

Os especialistas que chegaram à mina tiveram que construir um abrigo de madeira no túnel de acesso para evitar os constantes desabamentos que dificultavam o resgate.

Embora o deslizamento tenha acontecido ao meio-dia do dia 5 de abril, os profissionais de resgate começaram as tarefas dois dias depois com a participação de trabalhadores de mineradoras.

A mina de cobre tinha sido abandonada nos anos 90, mas sua entrada não foi dinamitada como exige a lei, e desde então os chamados mineiros informais trabalham no local sem as adequadas condições de segurança.

A mina se encontra fechada entre altas colinas, desérticas e pedregosas, que fazem com que a distância ao primeiro centro povoado não possa ser percorrida pelas ambulâncias em menos de três horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]