• Carregando...

Funcionários do governo sírio e rebeldes chegaram neste domingo (10) a um acordo para aliviar o bloqueio que já dura semanas em Qudsaya, uma cidade controlada pelos rebeldes perto da capital síria, permitindo que alimentos cheguem aos civis no local pela primeira vez, disseram ativistas.

A trégua é a mais recente a ser alcançada nos últimos meses entre o governo do presidente Bashar Assad e grupos rebeldes díspares no país devastado pela guerra. O acordo ocorreu, à medida que a Coalizão Nacional Síria, o principal grupo de oposição na Síria apoiado pelo Ocidente, iniciou o segundo dia de uma reunião de dois dias em Istambul para decidir se participará de uma conferência de paz planejada pelos EUA e a Rússia em Genebra. A Coalizão tem apelado por medidas de boa vontade, como a retirada dos cercos em áreas controladas pelos rebeldes.

O grupo ativista Qudsaya Media Team confirmou a trégua em um comunicado, mas forneceu poucos detalhes. No início de novembro, o grupo afirmou que os mercados locais tinham ficado sem comida e os habitantes mais pobres da região estavam passando fome.

Rami Abdurrahman, do Observatório Sírio para Direitos Humanos, disse que o acordo permitiu que alimentos e farinha de pão chegassem à cidade nos arredores de Damasco, que está sob bloqueio desde outubro. O Observatório acompanha a Síria por meio de uma rede de ativistas em terra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]