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Paris – Enquanto no Brasil os trens de passageiros foram aposentados, nos países desenvolvidos esse meio de transporte ganha cada vez mais investimentos. A França anunciou nesta semana que o Trem de Grande Velocidade (TGV) vai tentar oficialmente na primeira semana de abril bater o recorde mundial de velocidade de 515,3 km/h que possui há 17 anos, chegando a cerca de 560 km/h. A bateria de testes será realizada no leste do país.

Segundo o jornal Le Parisien, o trem atingiu terça-feira a velocidade de 553 km/h, mas a informação não foi confirmada pela SNCF (a companhia estatal responsável pela administração da rede ferroviária), nem pelo grupo Alstom (que fabrica o TGV). No entanto, a SNCF e Alstom Transport informaram à AFP que a tentativa oficial de bater o recorde estava prevista, na presença de um funcionário de justiça, para "a primeira semana de abril". A data precisa será definida dois dias antes, segundo as condições meteorológicas do momento, especificaram.

De acordo com uma fonte que acompanha o processo, a tentativa oficial poderia, inclusive, acontecer antes desta data, talvez em março, devido "ao progresso rápido constatado nos testes". O primeiro objetivo desses recordes é recolher informações técnicas, mas eles também servem para promover a imagem do TGV francês, que enfrenta a concorrência do Shinkansen japonês e do ICE alemão.

O período de testes atual começou em meados de janeiro e vai até o fim deste mês. Os testes estão sendo realizados numa parte da futura Linha Grande Velocidade (LGV) para o leste da Europa. A LGV para o Leste Europeu será inaugurada no dia 6 de março, e deve ser aberta para o público em 10 de junho.

Em dezembro, o presidente de Alstom Transport, Philippe Mellier, havia dito que a meta do recorde de 2007 era atingir uma velocidade de "entre 550 a 570 km/h". O objetivo é "chegar a pelo menos 540 km/h", havia destacado François Lacôte, diretor técnico de Alstom Transport, ao descartar meta dos 600 km/h.

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