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Investigadores trabalhavam ontem para levantar as causas do acidente que causou quatro mortes no último domingo | Shannon Stapleton/Reuters
Investigadores trabalhavam ontem para levantar as causas do acidente que causou quatro mortes no último domingo| Foto: Shannon Stapleton/Reuters

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, afirmou ontem que o excesso de velocidade é uma das causas mais prováveis do descarrilamento do trem que deixou quatro mortos no último domingo em Nova York. Segundo os investigadores, o trem estava a uma velocidade de 132 km/h em uma área em que o limite é de 48 km/h.

Aproximadamente cinco segundos antes de a locomotiva parar foi aplicado o máximo de pressão nos freios, segundo os dados técnicos divulgados ontem pelo Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB) em entrevista coletiva. Quatro pessoas morreram e mais de 60 ficaram feridas quando o trem descarrilou na manhã do domingo em uma curva pronunciada no condado do Bronx, perto do rio Hudson.

"Acho que a causa será relacionada à velocidade. A curva onde aconteceu é difícil, mas ela está lá há décadas", disse Cuomo à emissora de televisão NBC. Segundo ele, entre as três possíveis causas estão as condições dos trilhos, uma falha do equipamento ou erro humano.

O vagões começaram a ser removidos ontem e o primeiro carro a ser reajustado nos trilhos foi a locomotiva, segundo a Metro-North Railroad, que opera a linha. Os investigadores encontraram os dois gravadores de dados do trem. A primeira "caixa-preta" foi encontrada mais cedo na locomotiva traseira. Horas depois, investigadores encontraram a segunda na locomotiva principal.Os gravadores de dados foram enviados a Washington pa­­ra análise, informou Earl Weener, da Agência Nacional de Segurança em Transportes dos Estados Unidos (NTSB, na sigla em inglês). Além da velocidade, os investigadores estão interessados em informações sobre funcionamento dos freios e a aceleração do comboio nos momentos que antecederam a tragédia.

Weener disse ainda que os investigadores pretendem entrevistar um engenheiro e o condutor do trem para esclarecer as circunstâncias do acidente. O operador do trem, que está entre os mais de 60 feridos, disse que tentou usar o freio, mas que a velocidade não foi reduzida no momento do acidente.

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