• Carregando...

Com 89% dos votos apurados, o Supremo Tribunal Eleitoral das Honduras confirmou nesta quarta-feira (27) a vitória do candidato oficialista, Juan Orlando Hernández. No mesmo dia, a candidata do partido opositor, Xiomara Castro, denunciou fraude em entrevista a Rádio Globo. Na terça-feira, membros do tribunal já haviam afirmado que a vitória era "irreversível".

Hernández, do Partido Nacional tem 35,26% dos votos, enquanto a candidata do partido opositor, Xiomara Castro, conta com 29,14%. A candidata socialista, que havia se proclamado presidente no próprio domingo, e desde então não havia falado sobre os resultados, denunciou fraude em entrevista a Rádio Globo e convocou uma coletiva de imprensa para a próxima sexta-feira.

"Sabemos que tiveram grandes irregularidades", disse, ao lado de seu marido, Manuel Zelaya, coordenador geral do Partido Liberdade e Refundação (Libre) e ex-presidente. "Guardei silêncio porque não poderia denunciar nada sem dados específicos, sem provas."

Zelaya, que foi eleito em 2006 em nome do Partido Liberal (centro-direita), também convocou uma grande manifestação pública para o sábado. Ele foi afastado do poder em 2009 por um golpe militar, numa altura em que a direita e os militares consideraram que ele estava a virar demasiado à esquerda. Após a sua destituição, criou um partido de esquerda e lançou a sua mulher como candidata à presidência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]