• Carregando...

Tropas dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) mataram 22 militantes no Afeganistão nesta quinta-feira (22), em ataques aéreos e batalhas terrestres perto da fronteira com o Paquistão, disseram oficiais americanos.

Em outro incidente, tropas americanas mataram seis combatentes do Taleban durante uma incursão contra militantes acusados de explodirem bombas à beira de estradas no sul afegão, informou a Otan em comunicado.

Os ataques dos insurgentes afegãos aumentaram em 30% no ano passado. Os militantes se entrincheiraram na região de fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão, de onde lançam ataques contra tropas dos EUA e da Otan.

Os EUA têm atualmente 33 mil soldados no Afeganistão e espera-se que o presidente americano Barack Obama envie mais 30 mil neste ano, à medida que sua administração muda o foco da segurança do Iraque para o Afeganistão.

Hoje existem no total 70 mil soldados estrangeiros no Afeganistão, incluídos 55 mil que atuam sob a Otan. É o maior número desde que o Taleban foi derrubado do poder em novembro de 2001, na invasão liderada pelos EUA.

Os 22 militantes mortos nesta quarta caíram nos combates na província de Khost, no leste do país, disse um porta-voz da Otan. O general Mohammed Zahir Azimi, porta-voz do ministério da Defesa do Afeganistão, deu um número diferente: ele disse que oito militantes foram mortos e dois feridos nos choques em Khost. Não foi possível esclarecer a diferença entre os números com uma terceira fonte. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]