• Carregando...

A conferência realizada em Londres entre quase 70 países aliados ao Afeganistão estipulou ontem que, em dezembro próximo ou em janeiro de 2011, terá início a passagem gradual da responsabilidade pela segurança de cada Província para forças afegãs. O comunicado final prevê que as forças locais deverão conduzir a maior parte das operações em áreas de conflitos em até três anos e serão responsáveis pela segurança física de todo o país em cinco anos.

O próprio Karzai alertou, porém, que necessitará da ajuda estrangeira por muito tempo. "Quanto ao treinamento de forças afegãs, 5 a 10 anos deverão ser suficientes’’, disse. "Quanto a sustentá-las até que o Afeganistão seja capaz de pagar as tropas, o prazo deve ser alongado para até 15 anos."

A conferência sobre o Afeganistão foi convocada para ajudar os Estados Unidos e seus aliados europeus a encontrarem uma porta de saída para a trituradora guerra afegã, em meio ao crescente número de mortes de soldados americanos e dos países da Organização do tratado do Atlântico Norte (Otan) e à queda do apoio popular no Ocidente ao confronto. A Otan concordou em acelerar o treinamento das forças afegãs e em transferir a elas mais responsabilidade pelos combates.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]