Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Casa Branca

Trump ameaça retirar financiamento de escolas da Califórnia que apoiam políticas trans

O presidente americano, Donald Trump, ameaçou retirar financiamento de escolas da Califórnia que apoiam políticas trans. (Foto: EFE/EPA/Peter Foley)

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta quinta-feira (21) cortar o financiamento de escolas no estado da Califórnia que não seguirem políticas da Casa Branca para pessoas trans.

"Qualquer distrito escolar da Califórnia que não cumprir com nossas políticas sobre pessoas transgênero não receberá financiamento", disse, em postagem em sua rede social, a Truth Social.

A maior parte do financiamento das escolas públicas provém de fundos estaduais e locais. De acordo com o ED100, um blog especializado da Califórnia, o financiamento federal geralmente representa entre 8% e 10% do orçamento educacional do estado.

Uma dessas subvenções já foi cancelada pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS).

De acordo com um representante da Administração para Crianças e Famílias, vinculada ao HHS, em entrevista à Fox News, o subsídio para o programa de educação sexual da Califórnia foi cortado porque o estado se recusou a eliminar a "ideologia de gênero radical" de seu plano de estudos.

"A recusa da Califórnia em cumprir a lei federal e remover a ideologia de gênero atroz dos materiais de educação sexual financiados com fundos federais é inaceitável", disse Andrew Gradison, secretário interino desse escritório.

O Programa de Educação sobre Responsabilidade Pessoal (PREP) da Califórnia, que teve o financiamento suspenso, tinha como objetivo alegado prevenir gravidez na adolescência e a propagação de doenças sexualmente transmissíveis.

"O governo Trump não permitirá que o dinheiro dos contribuintes seja usado para doutrinar crianças", pontuou Gradison.

No início deste ano, a Casa Branca proibiu atletas trans de competirem em esportes femininos escolares — política apoiada pela Suprema Corte.

No entanto, o governador da Califórnia, o democrata Gavin Newsom, declarou que considera "injusto" que mulheres trans compitam em esportes femininos, uma posição mais próxima à do governo Trump.

Desde seu retorno à Casa Branca, o republicano estabeleceu que nos EUA só existem "dois sexos", retirou passaportes com gênero "X", proibiu mulheres trans de competir em esportes femininos e excluiu pessoas trans das Forças Armadas.

Além disso, o governo enviou intimações a cerca de 20 especialistas e centros médicos que participaram de procedimentos de redesignação de gênero em menores.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.