• Carregando...
 | DON EMMERT/AFP
| Foto: DON EMMERT/AFP

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, intensificou no domingo (27) as críticas à recontagem de votos em Wisconsin, ao mesmo tempo que citou uma “séria fraude” eleitoral em outros estados, onde “milhões de pessoas” votaram ilegalmente.

A recontagem em Wisconsin, que ameaça reavivar o debate sobre a legitimidade da vitória do republicano porque sua rival democrata Hillary Clinton recebeu mais votos a nível nacional, levou Trump, assim como sua equipe, a entrar na discussão. Em uma mensagem no Twitter, Trump lembrou que não apenas conquistou a maioria do Colégio Eleitoral, como também recebeu mais votos em nível geral.

“Além de uma vitória esmagadora no Colégio Eleitoral, ganhei o voto popular, se não contarmos milhões de pessoas que votaram de maneira ilegal”, tuitou.

Ao retornar a Nova York no domingo à noite, depois de passar o feriado de Ação de Graças em seu resort Mar-a-Lago na Flórida com a família, Trump usou novamente o Twitter para afirmar que uma fraude eleitoral aconteceu em vários estados.

“Séria fraude eleitoral na Virginia, New Hampshire e Califórnia – por quê então a mídia não está informando sobre isto? Sério viés – grande problema!”, escreveu Trump.

Mais cedo, também no Twitter, já havia mencionado Hillary Clinton para se referir à necessidade de respeitar o processo eleitoral e chamou a recontagem de algo “triste”.

A ex-diretora de campanha e assessora de Trump Kellyanne Conway insinuou que, se a equipe de Hillary pressionar para fazer a recontagem, Trump poderá reconsiderar sua promessa de não processá-la por usar um servidor privado de e-mails quando era secretária de Estado.

Trump foi “magnânimo” em relação à Hillary e “parece que sua resposta é que seu advogado se una a essa ridícula recontagem”, disse Conway à rede ABC.

Reince Priebus, que será chefe de gabinete do magnata na Casa Branca, reforçou as declarações de Kellyanne. Segundo ele, embora o presidente eleito não esteja “buscando métodos e formas para perseguir e processar Hillary Clinton”, poderá estar “aberto a ouvir”, se aparecerem novos indícios contra ela.

A equipe de Hillary Clinton ainda não reagiu, mas o senador Bernie Sanders, derrotado pela ex-secretária nas primárias do partido, defendeu a recontagem. “O Partido Verde tem o direito legal de fazer isso”, disse ele à CNN.“Há recontagens em praticamente toda eleição. Ninguém espera [que haja] uma mudança profunda”, completou.

A recontagem de votos foi pedida pela candidata do Partido Verde, Jill Stein. A campanha de Hillary Clinton informou no sábado que se uniria à recontagem, apesar de não ter encontrado irregularidades no resultado geral da eleição presidencial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]