• Carregando...
Nesta foto realizada no dia 27 de julho de 2013, os soldados do Exército do Povo Coreano (KPA) levam pacotes marcados com um símbolo radioativo durante desfile militar em Pyongyang. | ED JONES/
AFP
Nesta foto realizada no dia 27 de julho de 2013, os soldados do Exército do Povo Coreano (KPA) levam pacotes marcados com um símbolo radioativo durante desfile militar em Pyongyang.| Foto: ED JONES/ AFP

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que o sexto teste nuclear, realizado neste domingo (3), e as ações da Coreia do Norte "são muito hostis e perigosas". 

Além de admitir que o governo do ditador Kim Jong-un realizou um ensaio de nuclear de peso, Trump advertiu no Twiiter que "Suas palavras e suas ações seguem sendo muitos hostis e perigosas para os EUA". 

Também no Twitter, o presidente americano criticou a China, dizendo que as ações do país não tem tido sucesso para frear o avanço da Coreia do Norte no uso das armas atômicas. 

Para ele, a Coreia do Norte é "um país desonesto" que se tornou uma grande ameaça e motivo de embaraço para a China, que "está tentando ajudar mas sem sucesso". Ao lado do Japão, a China foi um dos primeiros países a condenar o teste com a bomba de hidrogênio. 

As manifestações de Trump foi feita após os governos de Rússia, Coreia do Sul e França condenarem o teste norte-coreano com a bomba de hidrogênio e pedirem ações mais fortes contra Pyongyang. 

Risco coreano

Na semana passada, o presidente dos EUA já havia dito que "todas as opções estão sobre a mesa". Mas, na ocasião, em 29 de agosto, apesar de a declaração manter viva a possibilidade de uma ação militar, o tom tinha sido mais brando do que o adotado por Trump desde o início de agosto, quando ele ameaçou responder com "fogo e fúria" se a Coreia do Norte fizesse mais ameaças ao país e disse que as armas estavam "engatilhadas e carregadas".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]