• Carregando...
O presidente americano Donald Trump em encontro com executivos de restaurantes em jantar na Casa Branca, 18 de maio de 2020
O presidente americano Donald Trump em encontro com executivos de restaurantes em jantar na Casa Branca, 18 de maio de 2020| Foto: Brendan Smialowski / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (18) que está tomando hidroxicloroquina como prevenção ao novo coronavírus. O medicamento, usado para o tratamento de malária e lúpus, tem sido testado como tratamento para Covid-19, mas ainda não foram encontradas evidências suficientes de sua eficácia para esses casos.

"Você ficaria surpreso em saber quantas pessoas estão tomando [hidroxicloroquina], especialmente profissionais de saúde, antes de [serem infectados]", disse Trump a jornalistas durante reunião com empresários na Casa Branca. "Eu estou tomando hidroxicloroquina agora mesmo. Comecei a tomar algumas semanas atrás. Porque ouvi muitas histórias boas. E se não for bom, eu te direi", completou.

"Não vou me prejudicar com isso, [o medicamento] existe há 40 anos para malária e lúpus. Muitos médicos tomam, eu tomo", disse o presidente americano. "Espero em breve não ter que continuar tomando, porque espero que cheguem a uma resposta. Mas acho que as pessoas têm que ter permissão [para tomar o remédio]".

Ao fazer uso do medicamento, Trump contraria as recomendações do seu próprio governo. A agência federal americana reguladora de medicamentos, a Food and Drug Administration (FDA), alertou no final de abril sobre os riscos do uso do medicamento fora de hospitais e de situações de testes clínicos.

Em comunicado enviado a profissionais de saúde, o FDA afirmou estar ciente de "relatos de sérios problemas de arritmia cardíaca" em pacientes com Covid-19 que se trataram com hidroxicloroquina ou com cloroquina. A agência disse que busca "lembrar profissionais de saúde e pacientes sobre os riscos associados tanto à hidroxicloroquina quanto à cloroquina".

A hidroxicloroquina é considerada relativamente segura para pessoas sem outras doenças, mas ainda não está claro se o medicamento é seguro para pacientes infectados pelo novo coronavírus, que podem ter sofrido danos nos órgãos devido à doença. Até o momento, as evidências a respeito da sua eficácia como tratamento para Covid-19 têm sido contraditórias.

Também não há evidências até o momento que comprovem que o medicamento funcione como prevenção à Covid-19. Estudos observacionais indicam que pacientes que faziam uso de rotina de hidroxicloroquina, por terem doenças crônicas, não tiveram sintomas menos graves ao serem infectados pelo novo coronavírus.

Trump anunciou que está tomando o medicamento logo após criticar o ex-diretor de uma agência do governo federal americano envolvida no desenvolvimento de vacinas para Covid-19, Rick Bright, que foi demitido pela Casa Branca.

Bright acusa o governo americano de retaliação e de minimizar a pandemia no início da crise e disse, em audiência ao Congresso americano na semana passada, que sofreu pressão pra apoiar o uso da hidroxicloroquina como um tratamento eficiente ao coronavírus.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]