• Carregando...
O presidente americano Donald Trump disse que iria banir o aplicativo TikTok nos Estados Unidos
O presidente americano Donald Trump disse que iria banir o aplicativo TikTok nos Estados Unidos| Foto: AFP

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que tomará medidas neste sábado para proibir o TikTok, aplicativo de vídeo de propriedade chinesa que tem sido uma fonte de preocupações norte-americanas de segurança nacional e censura. "No que diz respeito ao TikTok, estamos banindo-os dos Estados Unidos"', disse Trump, afirmando que poderia usar poderes econômicos de emergência ou uma ordem executiva para fazer cumprir a ação, insistindo: "Eu tenho essa autoridade"', acrescentou.

Após as declarações de Trump, a Microsoft pausou as negociações para adquirir as operações do TikTok nos EUA, segundo fontes consultadas pela Dow Jones. As falas de Trump fizeram com que o aplicativo chinês fizesse novas concessões, inclusive aceitando criar 10 mil empregos nos EUA nos próximos três anos. Mas não está claro se isso vai alterar a posição do presidente, segundo as fontes.

A Microsoft tinha conversas avançadas com a controladora do TikTok, Bytedance. Elas caminhavam para um acordo que acreditavam ser adequado ao objetivo da Casa Branca, de que o aplicativo fosse adquirido por uma empresa americana. Os planos foram interrompidos quando Trump disse a repórteres que preferia banir o aplicativo e não apoiaria a venda. Antes, as empresas acreditavam que os termos gerais do acordo poderiam estar fechados na segunda-feira.

As autoridades americanas têm expressado preocupação de que o TikTok possa passar os dados coletados dos americanos para o governo chinês. A TikTok afirmou que não faria isso. Em comunicado publicado esta semana, o CEO da TikTok, Kevin Mayer, disse que a empresa estava comprometida com a transparência na coleta e compartilhamento de dados. "O TikTok se tornou o alvo mais recente, mas não somos o inimigo", disse.

Atualização

O texto foi atualizado para incluir a decisão da Microsoft de interromper as negociações de compra das operações do TikTok.

Atualizado em 01/08/2020 às 19:02
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]